Topo

Djalminha

A grande chance de Neymar

Michael Regan - UEFA/UEFA via Getty Images
Imagem: Michael Regan - UEFA/UEFA via Getty Images

Colunista do UOL

20/08/2020 04h00

Em um ano atípico em função da pandemia, eis que surge uma grande e real oportunidade de Neymar se tornar, pela primeira vez, o melhor do mundo.

E por que? Depois de anos de hegemonia, Messi e Cristiano Ronaldo não fizeram uma temporada à altura do que nos acostumamos. Não significa que foram mal, mas os parâmetros são muito mais altos.

Neymar, não. Faz um excelente ano, tanto no individual quanto no coletivo. Belos gols, lindas jogadas, é decisivo quando deveria ser, vencedor de tudo na França...

O que falta? Ela, a Champions League . Por que ela? Porque seu maior concorrente, o polonês Lewandowski, fez tanto quanto Neymar. Foi artilheiro da Champions e do Alemão. Apesar de ser um matador, também fez belas partidas no aspecto técnico. O Bayern de Munique ganhou tudo na Alemanha e ele foi fundamental para isso.

Então, tudo se decide neste domingo, mesmo que eu não concorde que um jogo seja tão determinante para esse tipo de eleição. Considero Neymar mais jogador que Lewandowski, mas quem levar a Taça deve ganhar o prêmio individual.

Domingo, vou assistir ao jogo como se o PSG fosse verde e amarelo por vários motivos. O primeiro, porque Marquinhos, Thiago Silva, Neymar e meu amigo Leonardo são do PSG.

O segundo, Neuer, Müller, Boateng, Klose e Flick, que hoje é treinador e em 2014 foi auxiliar de Joachim Low, são do Bayern. Assim, indiretamente, faríamos com que pagassem a dor sentida pelo 7x1.

E, principalmente, se Neymar vencer esse duelo com Lewandowski, nós podemos voltar a sonhar com a hegemonia no futebol mundial.
?