Topo

Diogo Silva

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Time fundado na periferia de SP coloca 3 atletas no Mundial Juvenil de Boxe

Ivan Oliveira, treinador e pugilista (E), e os atletas convocados para o Mundial Juvenil de Boxe  - Reprodução/Instagram
Ivan Oliveira, treinador e pugilista (E), e os atletas convocados para o Mundial Juvenil de Boxe Imagem: Reprodução/Instagram

15/04/2021 04h00

A equipe de boxe The Oliveira Brothers, que nasceu em São Mateus, zona leste de São Paulo, e hoje tem sede em uma chácara na cidade de Sorocaba, no interior paulista, é uma das que mais revelam atletas nas categorias de base no Brasil. Inclusive, três dos sete atletas convocados para o Campeonato Mundial da categoria, que está sendo realizado na Polônia, treinam na equipe.

São eles: o capixaba Ronald de Andrade Ribeiro, que luta até 52kg, e os baianos Pablo Maia (até 56kg) e Henrique Cruz (até 69kg), que foram convocados para seleção juvenil, são treinados pelo técnico Ivan Oliveira.

Um dos maiores nomes do pugilismo nacional e reveladores de jovens talentos da atualidade, Ivan tem como característica ser aquele tipo de treinador paizão, que coloca todo mundo dentro de casa para cuidar. Ele recebe atletas de vários Estados do Brasil. Entre eles os três meninos que estão representando o Brasil no Mundial.

Na convocação passada para o Mundial Juvenil, Ivan colocou dois atletas na seleção, conquistando o bronze com Luiz Gabriel de Oliveira, o Bolinha. O rapaz, que é filho de Ivan, hoje faz parte da equipe olímpica que está se preparando para os Jogos de Tóquio.

Mesmo com grandes resultados nas categorias de base, Ivan não foi convocado para ser técnico da equipe neste mundial, o que deixa o treinador muito chateado, por entender que a sua ausência vem de posições políticas e não de bons resultados.

Mundial Juvenil de Boxe

O Campeonato Mundial Juvenil deveria ter ocorrido no ano de 2020, porém devido a todos os problemas relacionados à covid-19, a competição precisou ser adiada e está acontecendo agora - entre 11 e 24 de abril.

Mas o adiamento levantou questões a respeito das idades dos atletas, que poderiam ultrapassar os 18 anos incompletos, não podendo mais disputar torneios juvenis. Por esse motivo, a Aiba (Associação Internacional de Boxe) resolveu admitir no torneio de 2021, extraordinariamente, boxeadores de 18 e 19 anos, mantendo o ano de nascimento original entre 2002 e 2003 como critério de inscrição.

O torneio terá como uma das embaixadoras Beatriz Ferreira, a melhor pugilista brasileira da atualidade e já classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Também serão embaixadoras a polonesa Elżbieta Wójcik, o cubano Javier Ibanez e o cazaque Kamshybek Kunkabayev, todas convidadas pela Aiba.

Delegação Brasileira no Mundial Juvenil de boxe de 2021:

Ronald Andrade Ribeiro - até 52kg

Pablo Alexandre Souza Maia Capistrano - até 56kg

Yury Flacão dos Reis - até 60kg

Ezequiel Monte da Cruz - até 64kg

Luis Henrique Cruz Nascimento - até 69kg

Isaías Santos Ribeiro Filho - até 75kg

Thiago Cristofer dos Santos - até 81kg

Treinadores:

Claudio Aires da Silva

Suelen Regina Souza

Chefe de equipe:

Carlos Renato Sorbile