Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Morumbis faz Santos ter aumento de 70% em público e melhorar faturamento

O ano de 2024 é de recomeço para o Santos. Depois de cair para a Série B pela primeira vez em sua história no ano passado, a equipe da Vila Belmiro tenta recomeçar e tem bons sinais disso neste primeiro semestre. Não só pela classificação para o mata-mata do Paulista depois de três anos fora, mas também pelo apoio do seu torcedor e pelo sucesso de atuar na capital.

A equipe da Baixada registrou um aumento de 69% em ingressos vendidos e, consequentemente, também faturou 74,5% a mais na comparação com o Estadual do ano passado. O recorde de levar mais de 50 mil pessoas ao Morumbis contra o São Bernardo, claro, faz os números dispararem. Para se ter uma ideia, durante toda a fase de grupos no ano passado, o total de pessoas que compraram ingressos do Santos foi de pouco mais de 64 mil pessoas.

Esses são dados que esquentam a discussão sobre jogar mais vezes na capital ou não. Essa é uma pauta recorrente nos corredores da Vila Belmiro. Especialistas dizem que o Santos deveria aproveitar a sua força na capital. É o caso do sócio-diretor da Wolff Sports, Fábio Wolff.

"Apesar de ser a casa do Santos, a Vila Belmiro apresenta uma maior limitação de público, além de acesso complicado para quem mora em São Paulo, onde encontram-se muitos dos torcedores. Por isso, levar as partidas para a capital proporciona a oportunidade desses fãs prestigiarem a equipe, de modo a trazer nova e maior receita de bilheteria. Se o clube souber explorar estrategicamente o fato de mandar jogos na capital, certamente impulsionará, também, as receitas oriundas do licenciamento e do sócio torcedor", analisou.

O aumento de público, no entanto, não foi registrado apenas em São Paulo. Na Vila Belmiro, os números também apresentam uma melhora, apesar de a evolução ser mais tímida.

Considerando somente as partidas na Baixada, a média de 10.491 em 2023 passou para 11.615 em 2024. Nos setores premium do estádio, como o camarote Boteco Santista, espaço inaugurado em 2023, a procura também aumentou e resultou em crescimento na casa dos 30% de público e renda em relação ao último ano.

"Temos presenciado uma grande alta da presença da torcida do Santos durante os jogos neste ano. No Boteco Santista não é diferente, tanto que tivemos as vendas esgotadas em quase todos os jogos na temporada. É um espaço com capacidade para cerca de 500 pessoas, idealizado para proporcionar uma experiência diferenciada para o torcedor. Acreditamos que a criação de espaços como esse nos estádios também é um interessante chamariz para o público, que pode desfrutar de diversas atrações", avalia Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, empresa que administra o camarote.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes