Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palmeiras vacila no Choque-Rei, mas vantagem na liderança é para isso mesmo

Gustavo Scarpa perdeu pênalti em Palmeiras x São Paulo, jogo do Campeonato Brasileiro - Ricardo Moreira/Getty Images
Gustavo Scarpa perdeu pênalti em Palmeiras x São Paulo, jogo do Campeonato Brasileiro Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

Colunista do UOL Esporte

17/10/2022 06h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Rogério Ceni não insistiu no erro de entrar de peito aberto no Allianz Parque. Na hora optou por três zagueiros, mesmo com elenco tão desfalcado na função.

Colocou Luizão com Miranda e Ferraresi, liberou Igor Vinicius e Reinaldo como alas e se preparou para sair da pressão inicial do Palmeiras com aproximação para tabelas pelos lados e ataque aos espaços às costas da defesa, mesmo sem um velocista.

O time de Abel Ferreira, que costuma amassar os oponentes em seus domínios e abrir vantagem em poucos minutos quase levou dois gols em 12. Dois chutes cruzados de Reinaldo e Luciano, completando jogadas bem trabalhadas.

Rony faz falta ao Palmeiras, ainda mais agora [, que o trio de meias atrás do atacante no 4-2-3-1 tem menos mobilidade, com Mayke e Dudu nas pontas e Gustavo Scarpa sobrecarregado na articulação. Merentiel lutou, poderia ter feito o gol do desafogo no melhor ataque alviverde no primeiro tempo, nos acréscimos.

Já com o São Paulo acuado por conta da tola expulsão de Ferraresi, que agrediu Danilo sem bola na área adversária na frente do árbitro. Ceni reorganizou a equipe com duas linhas de quatro e Calleri lutando sozinho na frente.

Piorou com a pressão palmeirense no segundo tempo, que poderia ter sido concretizada em gol no pênalti bobo de Calleri levantando o braço em disputa no alto com Murilo. Mas Scarpa parou em Felipe Alves, que cresceu na partida, assim como Luizão, o zagueiro que sobrou depois que Lucas Beraldo, substituto do lesionado Miranda, também foi expulso, por falta em Endrick, já nos acréscimos.

O Palmeiras não conseguiu fazer valer a vantagem numérica nos muitos minutos a mais. O São Paulo teve a alma que faltou em tantos jogos na temporada para resistir. Felipe Alves venceu o duelo sobre Scarpa e parou o líder, que finalizou 19 vezes, oito no alvo. Em uma tarde feliz, o Alviverde teria achado o golzinho salvador na cabeçada de Gómez que explodiu no travessão.

Fica a frustração de não ter vencido mais um Choque-Rei no ano, porém a grande vantagem na liderança, que agora cai para oito pontos em relação ao Internacional faltando seis rodadas, é justamente para esse tipo de vacilo. Sem maiores traumas ou preocupações.

(Estatísticas: SofaScore)