Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fluminense vai a Itaquera para vencer Corinthians, ausências e preconceitos

Ganso, do Fluminense, em jogo contra o Corinthians pela Copa do Brasil - PETER ILICCIEV/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Ganso, do Fluminense, em jogo contra o Corinthians pela Copa do Brasil Imagem: PETER ILICCIEV/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL Esporte

14/09/2022 06h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians é favorito, sim, para chegar à final da Copa do Brasil. Coisa pouca, embora o trunfo seja mais que respeitável: a energia que a torcida transmite na Neo Química Arena lotada, o que sempre torna a equipe paulista mais forte.

Mas é possível perceber em algumas análises e opiniões antes do confronto derradeiro pela semifinal na quinta (15), um toque de bairrismo, como se fosse um acinte a possível decisão carioca, caso o Flamengo confirme a vaga no Maracanã contra o São Paulo.

Imagine o absurdo que seria o principal centro do país fora da disputa pelo título da maior competição de mata-mata nacional!

Bem, "zebra" não seria. Até porque o Fluminense, tirando o fracasso continental, faz ótima temporada até aqui. Venceu as estrelas do Flamengo no Carioca, impedindo o inédito tetra do maior rival, e está bem vivo nas duas competições que sobraram. Competindo sempre e proporcionando momentos de espetáculo, principalmente quando Paulo Henrique Ganso está inspirado.

É verdade que terá que superar ausências importantes. Nonato foi negociado pelo Internacional ao Ludogorets e, pela perda recente, o Flu pode até considerar desfalque. O meio-campista estava bem adaptado ao modelo de jogo de Fernando Diniz e entrosado com os companheiros. Mais sentida ainda será a falta do suspenso André, jogador que entrega força e volume ao trabalho entre as intermediárias.

A dupla atrás de Ganso no meio pode ser formada por Felipe Melo e Martinelli, ou Yago Felipe na vaga de um deles. Perde em saúde e entrosamento, mas é possível superar com fibra e técnica. Afinal, é decisão.

O Fluminense é um dos visitantes mais indigestos da temporada, tem 100% de aproveitamento fora nesta edição da Copa do Brasil e pode, sim, voltar para o Rio de Janeiro classificado. Ainda mais se Gérman Cano confirmar a volta à boa fase nas finalizações sinalizada com os dois gols sobre o Fortaleza no sábado.

Se conseguir, Diniz superará também as desconfianças sobre o seu trabalho. Nos últimos dias, muitas lembranças do fracasso no São Paulo contra o Grêmio na mesma fase semifinal em 2020. Para muitos significa uma tendência eterna ao fracasso. Puro preconceito. Treinadores hoje considerados vencedores, como Cuca e Abel Braga, reverteram essa imagem com vitórias e taças.

Time e treinador podem fazer história em Itaquera. Mesmo com obstáculo maior nas arquibancadas do que no campo.