Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Grupo da Inglaterra é o da "geopolítica" e pode dar algum trabalho

Jogadores da Inglaterra comemoram gol marcado diante de San Marino, pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022 - Jonathan Moscrop/Getty
Jogadores da Inglaterra comemoram gol marcado diante de San Marino, pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022 Imagem: Jonathan Moscrop/Getty

Colunista do UOL Esporte

01/04/2022 15h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O grupo da Inglaterra não é o da "morte", mas pode ser chamado o da "geopolítica": Inglaterra, Estados Unidos, Irã e País de Gales, Ucrânia ou Escócia - as três últimas disputam a última vaga na Europa. Dispensa explicações, até por não ser o foco desta coluna.

A ótima geração inglesa conseguiu fugir de Alemanha, Holanda e Uruguai e pegou a talvez mais frágil seleção do pote 2: os Estados Unidos.

Ficaram de fora em 2018, em um tremendo vexame, e conseguiram apenas a terceira vaga nas eliminatórias da Concacaf. Mas conquistaram Copa Ouro de 2021. Comandados por Gregg Berhalter, a seleção de Pulisic, atacante do Chelsea, os americanos vão brigar forte pela segunda vaga.

Porque o Irã liderou as eliminatórias asiáticas, apesar dos dois tropeços que custaram o cargo do belga Marc Wilmots como treinador, substituído pelo croata Dragan Skocic em 2020. Com o português Carlos Queiroz, armou retrancas ferozes e deu trabalho para Espanha e Portugal na Rússia em 2018. O destaque é Sardar Azmoun, atacante de 27 anos, contratado pelo Bayer Leverkusen na última janela, que fez dez gols nas eliminatórias asiáticas.

Fica a dúvida sobre a última vaga nas eliminatórias europeias. Diante da crise dramática na Ucrânia pela guerra, A Escócia de Robertson, destaque na lateral esquerda do Liverpool, deve duelar com País de Gales de Gareth Bale. Se assim for, quem passar já fará um duro clássico do Reino Unido com os ingleses, como foi o empate sem gols com a Escócia na fase de grupos da Eurocopa.

A vice-campeã europeia deve garantir a primeira vaga, com Gareth Southgate tentando extrair o melhor de Harry Kane, Raheem Sterling, Jadon Sancho, Phil Foden e Mason Mount. No geral, a Inglaterra é uma seleção que pode se enfiar no grupo das favoritas e chegar longe, como foi também no Mundial de 2018. Mas a primeira etapa desta jornada pode dar trabalho.