Topo

André Rocha

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Líderes do elenco e até funcionários ainda lutam por Jesus no Flamengo

Jorge Jesus, então técnico do Flamengo, com atacante Michael ao fundo - Alexandre Vidal/Flamengo
Jorge Jesus, então técnico do Flamengo, com atacante Michael ao fundo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Colunista do UOL Esporte

28/12/2021 16h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O anúncio da saída de Jorge Jesus do Benfica, em comum acordo depois de um "motim" dos jogadores, caiu como uma bomba no Flamengo. Tragédia anunciada.

Boa parte da torcida, saudosa do treinador português e agora temendo a ida deste para o Atlético Mineiro para substituir Cuca, que saiu alegando questões pessoais, demonstra nas ruas e nas redes sociais a insatisfação com o desfecho do caso e o iminente anúncio de Paulo Sousa como novo técnico rubro-negro.

Mas há mais gente inconformada e tentando reverter o quadro.

Lideranças do elenco ainda tentam convencer os dirigentes a fazerem uma última tentativa com Jesus. Até porque o anúncio oficial do treinador que está se desligando da seleção polonesa ainda não foi feito.

Segundo a fonte, as conversas são informais e conduzidas com cautela. Baseadas em frases como "nada contra o 'Mister' Paulo Sousa", mas..." e "o que for decidido vamos acatar como funcionários do clube, mas..."

Há também os funcionários de departamentos que serão diretamente afetados pela chegada de Sousa e dos seis profissionais que o acompanharão na formação da nova comissão técnica. Alguns mais influentes, e que trabalharam com Jesus em 2019/20, também tentam, com a mesma cautela e informalidade, "sugerir" uma retomada das negociações com o ex-técnico do Benfica.

Em resposta ao tweet anterior à publicação desta reportagem, a assessoria de imprensa do Flamengo alega que "os atletas não fizeram contato com a direção do clube e nunca houve tentativa de interceder por qualquer treinador". Também que "os dirigentes seguem em Portugal e esperam oficializar o quanto antes a contratação do novo profissional"

Fica o registro, mas a reportagem ratifica as informações apuradas, em confiança à integridade e relevância da fonte.

Agora, a opinião do colunista:

A atmosfera criada para a chegada de Paulo Sousa e sua comissão não é das mais promissoras. Ainda mais considerando o que aconteceu com Dome, Ceni e Renato, os três treinadores que vieram depois de Jesus. Faltou respaldo em momentos importantes, da direção e do elenco. O quadro agora parece ainda mais grave.