Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rocha: Com Vini Jr. garçom, Real Madrid vence dérbi na eficiência e dispara

Vinicius Jr. carrega a bola pelo Real Madrid em clássico contra o Atlético de Madri pelo Campeonato Espanhol - Javier Soriano/AFP
Vinicius Jr. carrega a bola pelo Real Madrid em clássico contra o Atlético de Madri pelo Campeonato Espanhol Imagem: Javier Soriano/AFP

Colunista do UOL Esporte

12/12/2021 19h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Carlo Ancelotti teve a volta de Benzema para escalar o time titular que deu liga na temporada contra o rival Atlético. O 4-3-3 que só tem uma variação pela ponta direita. Desta vez Asensio começou jogando e Rodrygo ficou no banco.

Solução que torna o ataque mais móvel, já que Asensio, canhoto, circula mais por dentro e abre espaços para os companheiros. Assim saiu o primeiro gol, com Vinicius Júnior saindo da esquerda e cruzando o campo para receber de Asensio e cruzar para bela finalização de Benzema, 13º gol do artilheiro de La Liga.

Foi a senha para tirar de trás o Atlético do 4-4-2 armado para fechar espaços. A equipe de Simeone não jogou mal, buscou Matheus Cunha com a aproximação de Griezmann e Llorente lutando para conter Vinicius e também atacar o corredor direito. Por dentro, De Paul e Koke sofriam para conter Modric e Kroos.

Disputa tática e relativamente equilibrada. Simeone tentou tudo, com Renan Lodi, Lemar, João Félix e Luis Suárez. Mas o time merengue vai sobrando no entrosamento dos titulares e na confiança do líder absoluto da liga. Só perdeu Benzema, que não voltou do intervalo por conta de problemas físicos.

Entrou Jovic. Com espaços para acelerar as transições ofensivas, o Real Madrid matou o dérbi em nova assistência de Vini Jr. e gol de Asensio. Foram sete finalizações, três no alvo, e controle do jogo com a bola - terminou com 61% de posse e 91% de efetividade nos passes. No ritmo de Modric, o melhor em campo.

Também organização e concentração defensiva. Quando precisou, Courtois, outro novamente em grande forma, apareceu com quatro defesas importantes na partida. Não por acaso, é a quarta defesa menos vazada, com apenas 15 gols sofridos.

Eficiência para construir 2 a 0 e disparar, abrindo, com um jogo a mais, 13 pontos sobre o Atlético, atual campeão, e oito acima do Sevilla, vice-líder. Vitória para consolidar a campanha irrepreensível do Real Madrid até aqui.

(Estatísticas: SofaScore)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL