Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
OpiniãoEsporte

Champions League vive prova de fogo na TV após baixas para futebol saudita

A Champions League começa hoje sua fase de grupos da temporada 2023/24 vivendo uma situação muito diferente daquela com a qual se acostumou em mais de 30 anos de história. Pela primeira vez, uma outra força financeira avançou sobre os clubes europeus e levou grandes estrelas que antes desfilavam nos gramados da Liga dos Campeões.

A "ofensiva" do futebol saudita, que já tinha Cristiano Ronaldo desde o começo do ano, agora levou Neymar, Benzema, Kanté, Roberto Firmino, Mahrez, Koulibaly, Mendy, Brozovic, Malcom, Milinkovic-Savic, Fabinho, entre outros. Para completar, o futebol europeu perdeu também Lionel Messi, mas para o Inter Miami, dos Estados Unidos.

No Brasil, a lógica de audiência do futebol europeu na TV aberta tem se mostrado muito mais ligada a nomes de jogadores do que a clubes. Com exceção do Real Madrid, que tem sua força própria, os números dos demais times nas transmissões do SBT eram sempre melhores em jogos que envolviam o PSG na época de Neymar, com Messi e Mbappé.

Hoje o PSG protagoniza justamente o primeiro jogo transmitido pela emissora de Silvio Santos nesta fase da competição. O SBT mostra PSG x Borussia Dortmund a partir das 16h (horário de Brasília), com narração de Téo José e comentários de Mauro Beting e análises de arbitragem de Nadine Basttos. Se o time francês já não tem o craque brasileiro como chamador de audiência, podemos dizer que o jogo era realmente a escolha mais adequada para a TV aberta.

A grande prova de fogo é ver como a Champions vai "performar" no Ibope este ano. O SBT segue com os direitos de transmissão de um jogo por rodada, sempre às terças-feiras. A cada jornada, o canal terá que escolher o jogo que achar melhor para sua estratégia de audiência. O Real Madrid não podia ser escolhido nessa estreia porque só joga amanhã.

Nos últimos dias, a TV aberta viu a Band protagonizar audiências relevantes com jogos da Liga Saudita. O duelo entre Al-Hilal e Al-Riyadh, na última sexta-feira (15), por exemplo, realizado às 15h, teve média de 3,3 pontos no Ibope em São Paulo. Venceu a programação normal do SBT e conseguiu um índice parecido com o obtido pelo canal de Silvio Santos com a Supercopa da Uefa em agosto, quando o Manchester City venceu o Sevilla nos pênaltis, também na casa dos 3 pontos.

Apesar de viver essa "prova" agora com o novo momento do futebol europeu, o SBT segue com um produto altamente relevante nas mãos. O nível da Champions League segue superior ao futebol apresentado na Liga Saudita, e novos craques poderão surgir, conquistar espaço e passar ao papel de chamadores de audiência.

TV paga e streaming

A Warner Bros. Discovery possui a competição completa, tendo a exclusividade das demais partidas. Os canais TNT e Space transmite algumas partidas na TV paga, mas 100% do torneio ao vivo só fica disponível no streaming HBO Max. A empresa é tida nos bastidores como a provável favorita para renovar os direitos por mais três temporadas. Não há qualquer definição sobre o futuro do torneio na TV aberta.

Continua após a publicidade

Nas plataformas pagas, o público é mais nichado e fiel ao futebol europeu, e por enquanto não há razões para acreditar que a perda de nomes importantes para o futebol saudita vá interferir nos resultados da TNT Sports. Times como Manchester City, Real Madrid, jogões como Bayern x Manchester United e o "grupo da morte" com PSG, Dortmund, Milan e Newcastle deverão manter desempenhos bons na audiência e nas vendas de assinaturas.

Transmissões da primeira rodada:

Jogos de hoje (19):

13h45 - Milan x Newcastle - TNT e HBO Max
13h45 - Young Boys x RB Leipzig - Space e HBO Max
16h - PSG x Borussia Dortmund - SBT, TNT e HBO Max
16h - Manchester City x Estrela Vermelha - Space e HBO Max
16h - Barcelona x Royal Antuérpia - HBO Max
16h - Lazio x Atlético de Madrid - HBO Max
16h - Shakhtar Donetsk x Porto - HBO Max
16h - Feyenoord x Celtic - HBO Max

Jogos de amanhã (20):

13h45 - Real Madrid x Union Berlin - TNT e HBO Max
13h45 - Galatasaray x Copenhague - Space e HBO Max
16h - Bayern x Manchester United - TNT e HBO Max
16h - Braga x Napoli - Space e HBO Max
16h - Arsenal x PSV - HBO Max
16h - Real Sociedad x Inter de Milão - HBO Max
16h - Sevilla x Lens - HBO Max
16h - Benfica x Red Bull Salzburg - HBO Max

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes