Alicia Klein

Alicia Klein

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Manifesto da Mulher Cansada

Uma das coisas mais cansativas sobre o Dia da Mulher é, bem, ser mulher. Ser mulher cansa muito.

Cansa fisicamente porque estamos sobrecarregadas. Cansa emocionalmente porque estamos sobrecarregadas. Cansa espiritualmente porque estamos sobrecarregadas. Não sei se deu para perceber, mas estamos sobrecarregadas. E muito cansadas.

Cansadas de tentar convencer os homens a não nos matar. Não nos estuprar. Não passar a mão na gente. Não nos interromper. Não nos invalidar. Não nos sobrecarregar. Cansadas de ter medo. Cansadas de lutar pelo mínimo. Cansadas de quem acha que o mínimo é suficiente e precisamos celebrar. E agradecer, porque já foi bem pior. E sorrir.

Cansadas de acreditar que nossa insegurança é fruto de um defeito intrínseco, e não de um sistema que nos oprime diariamente. Cansadas de precisar explicar o óbvio. Cansadas de sermos xingadas ao renegar estupradores condenados. Cansadas de ouvir que esse ou aquele não é nosso lugar. Cansadas da preocupação dos homens com nossas tarefas domésticas ou o estado das nossas bundas.

Anotem aí: a louça lá de casa não é problema de vocês. Nem a bunda.

Nada nosso pertence a vocês. O futebol não pertence a vocês. O poder não pertence a vocês. Não estamos querendo tomar algo seu por direito. Só queremos que vocês entendam que os nossos direitos são (ou deveriam ser) iguais.

Parem de se achar. Se achar donos do mundo. Se achar melhores. Se achar maiores. Se achar acima de todas. Parem de se achar.

E comecem a procurar noção. E respeito. Procurem uma roupa para lavar. Uma carga mental para dividir. Descubram quando a criança precisa tomar vacina, que tamanho de sapato ela calça e o que precisa comprar no mercado. Por conta própria. Não estamos aqui para servir vocês. Nem para alegrá-los.

Obrigada pelos parabéns e, a quem quiser mandar, pelo chocolate. Agora, cheguem junto da luta. Ou cheguem para lá. Afinal, não sei se já comentei, mas tô bem cansada.

Continua após a publicidade

Siga Alicia Klein no Instagram e no Twitter

Leia todas as colunas da Alicia aqui

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes