PUBLICIDADE
Topo

Jogadora da WNBA desiste da temporada para lutar por justiça social

Renee Montgomery, jogador do Atlanta Dream  - Rich von Biberstein/Icon Sportswire via Getty Images
Renee Montgomery, jogador do Atlanta Dream Imagem: Rich von Biberstein/Icon Sportswire via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/06/2020 11h22

A jogadora Renee Montgomery, do Atlanta Dream, anunciou que não vai disputar a temporada de 2020 da WNBA, a principal liga americana de basquete feminino. Segundo Montgomery, a intenção é aproveitar o momento para ajudar em questões sociais.

"Depois de muito pensar, decidi optar por ficar fora da temporada da WNBA de 2020. Há trabalho a ser feito fora da quadra em muitas áreas da nossa comunidade. A reforma da justiça social não acontecerá da noite para o dia, mas sinto que agora é a hora", justificou em postagem nas redes sociais.

Aos 33 anos, Montgomery disse que a decisão teve influência do movimento Black Lives Matter, que ganhou força com as reivindicações de igualdade social após a morte de George Floyd, depois que um policial branco ajoelhou sobre seu pescoço durante quase nove minutos em Minneapolis, no dia 25 de maio. O caso ressuscitou a questão da brutalidade policial contra afro-americanos.

Montgomery é a primeira jogadora da WNBA a dizer publicamente que não vai jogar a temporada. Na segunda-feira, a liga e o sindicato dos jogadores anunciaram que chegaram a um acordo sobre uma proposta para a temporada começar em julho, na Flórida.

Basquete