Topo

Político mais alto do mundo jogou basquete e foi "aposentado" por Pat Ewing

Divulgação/New York City Council
Imagem: Divulgação/New York City Council

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/03/2019 04h00

O Guinness incluiu mais um recordista a sua enorme lista nesta semana ao oficializar Robert Cornegy Jr. como o político mais alto do mundo. Membro do conselho da cidade de Nova York, o democrata eleito em 2013 mede 2,08m. A altura pode não importar na política, mas foi vital quando ele apostava no basquete. Pivô de carreira universitária, o representante de Bedford Stuyvesant e Crown Heights atuou ao lado de lendas da NBA.

Destaque no colegial pela Andrew Jackson High School, Cornegy Jr. alcançou o auge no basquete da NCAA com a universidade nova-iorquinha de St. John's. Na instituição, ao lado de Mark Jackson, ex-armador de New York Knicks e Indiana Pacers, e Chris Mullin, histórico jogador do Golden State Warriors e membro do Dream Team dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Barcelona, alcançou o Final Four no ano de 1985.

Cornegy Jr. era o pivô reserva de Bill Wennington, gigante de 2,13m e dono de três títulos da NBA (1996, 1997 e 1998) com o Chicago Bulls liderado em quadra por Michael Jordan. A equipe do hoje conselheiro de Nova York, contudo, acabou eliminada na semifinal, justamente por um adversário que contava com uma lenda do basquete da Big Apple: Pat Ewing.

Cornegy NCAA - Divulgação/St. John's University - Divulgação/St. John's University
Cornegy em ação pela universidade de St. John's, com quem chegou ao Final Four
Imagem: Divulgação/St. John's University

St. John's encarou Georgetown, de Ewing - um dos maiores ídolos da história do New York Knicks na NBA. A equipe de Cornegy Jr. perdeu por 77 a 59 e se despediu do campeonato da NCAA.

Em quadra. contra Ewing, autor de 16 pontos e 5 rebotes no duelo, Cornegy atuou por apenas um minuto, saiu sem tentar arremessos, pegou um rebote e cometeu um turnover. A derrota com atuação discreta encerrou o auge da carreira universitária dentro das quadras.

O político nova-iorquino deixou St. John's logo após o Final Four e se formou em Liderança Organizacional e Mestre em Gestão Organizacional pela Mercy College, também em Nova York.

Nesta semana, o ex-pivô se tornou oficialmente o político mais alto do mundo pelo Guinness e recebeu o certificado da entidade em cerimônia realizada anteontem na Câmara Municipal. A honraria veio após o Guinness medi-lo três vezes em um mesmo dia de janeiro, em posições variadas.

Antes de pertencer ao ex-jogador de basquete, o recorde de político mais alto do mundo pertencia a Sir Louis Gluckstein, membro do parlamento britânico falecido em 1979 e que media (também impressionantes) 2,02m.