Governo turco decreta prisão de jogador da NBA por terrorismo, diz jornal
O pivô turco do Oklahoma City Thunder Enes Kanter enfrenta um mandado de prisão por parte do governo de seu país por “ser membro de uma organização terrorista”. A informação foi veiculada na imprensa americana pelo site do USA Today citando a publicação turca Daily Sabah.
O governo turco pediu a inclusão do atleta na lista vermelha da Interpol. O pedido é avaliado e, caso seja acatado, os outros países devem localizar e prender o procurado. Mas a prisão e extradição pelos americanos é improvável.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan acusa Fethullah Gulen, um clérigo que vive nos Estados Unidos, de organizar um golpe ano passado. Nem Barack Obama, nem Donald Trump aceitaram as suspeitas. O mesmo comportamento deve se repetir neste episódio aponta o especialista em legislação exterior ouvido pelo USA Today Richard Kaplan.
O pivô do Thunder é um crítico recorrente de Recep Erdogan e respondeu pelo Twitter. Kanter escreveu: don't waste your breath. A expressão significa não perca seu tempo.
A Turquia vive um momento de instabilidade e o presidente é acusado pelos opositores de acumular poder. Houve uma tentativa de derrubar Erdogan ano passado com participação de militares e 265 pessoas morreram.
Desde então, milhares de prisões ocorreram, incluindo juízes, promotores, policiais e jornalistas. O argumento é de participação no golpe. O país está dividido sobre a situação. O presidente pediu um plebiscito para ter mais poderes e foi vencedor com 51% dos votos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.