Topo

São José vira sobre o Brasília nos segundos finais e supera enterrada espetacular de Alex

Alex conseguiu bela enterrada sobre Murilo, mas o pivô levou a melhor - Brito Júnior/NBB/Divulgação
Alex conseguiu bela enterrada sobre Murilo, mas o pivô levou a melhor Imagem: Brito Júnior/NBB/Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

26/01/2012 21h06

Nesta quinta-feira, o São José visitou o Brasília e venceu o rival por 83 a 82 com uma grande virada nos segundos finais da partida. Murilo, que no segundo quarto levou uma enterrada espetacular de Alex, se recuperou e, no fim, conseguiu um toco decisivo para cima de Nezinho.

LIGA SOROCABANA VENCE O VILA VELHA

O segundo turno do NBB foi aberto na quarta. A Liga Sorocabana visitou o Vila Velha, venceu por 76 a 74 e se manteve em boa situação na briga por uma vaga nos playoffs.

O primeiro quarto foi bastante equilibrado. Nenhuma das equipes conseguia abrir duas posses de bola de vantagem no placar. O Brasília conseguiu a liderança na parcial apenas nos segundos finais, quando Fábio acertou uma bola de três para colocar os mandantes na frente com 18 pontos, contra 16 dos rivais.

No segundo período, Brasília começou fulminante e marcou sete pontos seguidos, abrindo 25 a 16. O São José demorou quase três minutos para marcar sua primeira cesta na partida.

Foi no segundo quarto que aconteceu um dos lances mais bonitos da partida. Irritado após uma marcação controversa da arbitragem, Alex, titular da Seleção Brasileira no pré-olímpico, descontou sua raiva no ataque. O ala-armador infiltrou pela linha de fundo e, com força, venceu a defesa de Murilo e conseguiu uma linda enterrada.

Motivados pelo lance de efeito e por uma boa corrida no fim da segunda parcial, os donos da casa conseguiram manter a liderança e foram para o intervalo vencendo por 42 a 36.

Porém, o terceiro período mudou completamente o panorama da partida. O São José chegou a marcar 17 dos 19 primeiros pontos da parcial e terminou o quarto com 32 pontos, contra 12 dos rivais. Com isso, os visitantes abriram dígitos duplos de vantagem.

Porém, o Brasília voltou para o período final disposto a brigar pelo jogo. No começo do período, a equipe da casa fez 17 pontos e tomou apenas sete, devolvendo a diferença para dígitos simples. A vantagem dos visitantes continuou caindo, até que, faltando pouco menos de dois minutos, Guilherme Giovannoni acertou um arremesso, sofreu falta e, com o lance livre, virou o jogo para os mandantes: 78 a 77.

O Brasília manteve a vantagem mas, faltando dez segundos para fim do o jogo, errou uma reposição de maneira incrível. Quando a equipe vencia por 82 a 80, uma cobrança de lateral errada de Guilherme Giovannoni permitiu a roubada do São José.

Com a bola, Fisher fez os dois pontos e ainda sofreu a falta, acertando o lance livre e virando o jogo para 83 a 82. Ainda deu tempo de Murilo dar um belo toco em Nezinho para selar a vitória.

UBERLÂNDIA RECUPERA A LIDERANÇA; FLAMENGO CAI PARA TERCEIRO

Na primeira rodada do segundo turno do NBB, o Uberlândia recuperou a liderança da competição. Nesta quinta-feira, a equipe venceu o Araraquara por 85 a 84, jogando fora de casa, e voltou ao topo da tabela. O Flamengo, que começou o dia na liderança, foi a São Paulo e perdeu por 90 a 86 para o Paulistano. Os cariocas foram ultrapassados também pelo Pinheiros, que, em casa, venceu o Tijuca por 77 a 71 e assumiu a segunda colocação.

* Atualizada às 23h05