Topo

Pistorius passará por testes psiquiátricos e julgamento é adiado por um mês

Das agências internacionais

Em Pretória

20/05/2014 08h14

O atleta paraolímpico Oscar Pistorius terá de ser submetido a testes psiquiátricos pelo período de 30 dias por ordem da Justiça. Os exames foram pedidos para avaliar se o sul-afriacano sofre de ‘transtorno de ansiedade generalizada’.

A determinação foi feita pela juíza sul-africana Thokozile Masipa na manhã desta terça-feira. O atleta terá que se apresentar como paciente externo no Hospital de Weskoppies no próximo dia 26 de maio, às 9 horas locais, e continuar indo ao hospital nesta mesma hora por 30 dias.

Pistorius é acusado de assassinar sua noiva Reeva Steenkamp e vem sendo julgado pelo caso faz dois meses. Durante as audiências os advogados de Pistorius argumentaram que o atleta é um maníaco obcecados por segurança por conta da infância conturbada e ao alto nível de criminalidade na África do Sul.

Segundo a defesa, estes fatores poderiam explicar a reação do esportista na noite em que matou sua namorada a tiros ao confundi-la com um intruso na casa, como o próprio atleta relatou.

Assim, Masipa pediu a realização dos exames para avaliar se ele sofria de algum transtorno mental no momento do crime que poderia isentá-lo da responsabilidade por seus atos. Por conta dos testes, o julgamento de Pistorius foi adiado para o dia 30 de junho, quando será realizada a próxima audiência do caso.