Topo

Trabalho voluntário é importante para 90% dos brasileiros, veja como atuar

Ação voluntária organizada para promover a limpeza da praia e sensibilizar a população em Maceió/AL - Victor Farias
Ação voluntária organizada para promover a limpeza da praia e sensibilizar a população em Maceió/AL Imagem: Victor Farias

Camilla Freitas

De Ecoa, em São Paulo (SP)

07/07/2022 06h00

Dia 07 de julho é dia do Voluntário Social. Para o brasileiro, o trabalho voluntário é de extrema importância, pelo menos é o que conta uma pesquisa do Datafolha realizada a pedido do Itaú Social e Instituto Unibanco. Segundo o levantamento, nove em cada dez brasileiros acham o trabalho voluntário importante, 48% fazem ou já fizeram alguma atividade voluntária e 71% têm interesse em atuar ajudando o próximo sem receber dinheiro para isso.

Apesar do interesse no voluntariado, os brasileiros, contudo, afirmam que possuem dificuldade em se engajar nesse tipo de trabalho. A falta de oportunidade foi citada na pesquisa por 35% das pessoas.

Foi com o intuito de apresentar mais causas que precisam de voluntários, que a Mobiliza foi criada. A plataforma reúne oportunidades de atuação em ações voluntárias em todo o Brasil que podem abordar temas como mediação de leitura, arrecadação de alimentos, mutirão de reforma ou construção, eventos solidários, sensibilização sobre a preservação do meio ambiente, entre outros.

Além disso, Ecoa selecionou algumas dicas para você, que ainda não atua como voluntário, começar a se engajar.

Dica 1: Encontre sua causa

O primeiro passo é pensar em uma causa que te mobilize, algo que realmente você acredite. Pode ser combate à fome, educação de idosos, resgate de animais, você decide.

Dica 2: Faça uma boa pesquisa

É possível que já existam diversas organizações que já se mobilizam na causa que você decidiu apoiar, não precisa começar sozinho e do nada. Faça uma boa pesquisa e procure organizações confiáveis para apoiar.

Dica 3: Sinceridade com si próprio

Avalie seus recursos como tempo, dinheiro e habilidades para entender qual a melhor forma de se engajar em determinada causa. Entrar em organizações é uma ação que vai exigir que você honre seus compromissos.

Dica 4: Comece aos poucos

Se é a sua primeira vez atuando como voluntário, não se atropele, vá aos poucos. Participe de ações pontuais ou de projetos específicos que tenham começo meio e fim até para você testar em qual causa ou organização você acredita que conseguirá se dedicar mais.

Para aprender mais dicas de como se tornar um voluntário, você pode clicar aqui!

Surfistas - Mateus Morbeck/Guardiões do Litoral - Mateus Morbeck/Guardiões do Litoral
Grupo de surfistas se mobiliza e lidera trabalho voluntário para remoção de óleo na Bahia
Imagem: Mateus Morbeck/Guardiões do Litoral