Topo

Número de brasileiros interessados em voluntariado cresceu 31% em 2021

iStock
Imagem: iStock

De Ecoa, em São Paulo

18/12/2021 06h00

Um novo estudo obtido com exclusividade por Ecoa revela que o número de brasileiros interessados em se tornar voluntários cresceu 31% no último ano. A pesquisa foi feita entre setembro e dezembro de 2021 pela Atados, plataforma que conecta pessoas e organizações para atividades de voluntariado.

Esse fato foi percebido pela própria organização, que viu um aumento de 15% nas inscrições para esse tipo de atividade em relação a 2020. Cresceu ainda mais o número de instituições buscando voluntários: 761 delas se cadastraram no site em 2021, o que equivale a um crescimento de 28%. A plataforma tem, hoje, 3441 ONGs cadastradas e mais de 200 mil usuários inscritos. A maioria (67,6%) dos voluntários é mulher. A faixa etária predominante é dos 25 aos 34 anos (32,8%), seguida por 18 a 24 (31,3%) e 35 a 44 (14,3%).

O distanciamento social fez com que a procura por voluntariado a distância (online) desse um salto de 252% comparado com o mesmo período de 2019, antes de a covid-19 se espalhar pelo mundo. "As pessoas passaram a ter mais tempo em suas mãos para dedicar ao próximo, e acreditamos que esse foi o principal motivo para o crescimento que percebemos na plataforma", disse Beatriz Basile de Carvalho, coordenadora de redes do Atados.

Perfil dos voluntários

O estudo também revelou que a causa de maior interesse dos voluntários brasileiros é a educação, apontada por 61% dos respondentes. Em seguida vêm combate à fome e à pobreza (60%), meio ambiente e sustentabilidade (52%), direitos humanos (50%), violência contra a mulher (48%), arte e cultura (48%), saúde e bem-estar (46%) e proteção animal (42%).

"Achar um trabalho voluntário de acordo com o perfil e interesse da pessoa é muito fácil na nossa plataforma porque, além de um grande leque de opções, também temos filtros. Tirar um tempinho e navegar por ali pode abrir a mente da pessoa com relação às diferentes formas em que se pode contribuir com uma organização", explica Marina Frota, Diretora do Atados.

Além do próprio voluntariado, o público ouvido pela pesquisa também costuma se engajar por meio do consumo. A atividade mais frequente associada ao engajamento social (o que, no estudo, significa aquelas realizadas mais de uma vez por mês) envolve "definir a compra de produtos e marcas por questões socioambientais", citada por 20% das pessoas. Fazer trabalho voluntário vem depois, seguido por procurar conhecer empresas pelas suas ações de responsabilidade socioambiental e assinar uma petição, ambas apontadas por cerca de 17% dos respondentes.

A principal motivação para a prática do voluntariado é a vontade de ajudar outros (19%). O desejo de mudar o mundo move 15% das pessoas, enquanto o desenvolvimento pessoal foi apontado por 8%.

Superando obstáculos

Entre aqueles que não praticam a atividade hoje, a falta de tempo (26%) foi apontada como a principal causa. Dificuldade de encontrar uma instituição interessante (16%), não saber onde encontrar vagas de voluntariado (16%) e dificuldade de encontrar uma causa/público com que se identifique (15%) aparecem depois.

Mas há formas relativamente simples de superar esses obstáculos, segundo Marina. "As pessoas acham tempo para aquelas atividades que são mais importantes para ela, e o voluntariado só precisa entrar nessas prioridades. Já a conexão com uma causa pode surgir a partir de estudos e pesquisas sobre ela. A questão é que sem um primeiro contato a pessoa não vai descobrir qual causa e público ela quer apoiar. O voluntariado é um ótimo meio para conhecer as diferentes realidades, e é conhecendo que a gente se engaja", explica.

Mas ela afirma, ainda, que o trabalho voluntário nem sempre precisa envolver uma "causa do coração": muitas vezes o engajamento nasce a partir da conexão com o trabalho de uma instituição específica, com as pessoas que trabalham ali e com os atendidos.

Para quem está pensando em entrar para o voluntariado, ela dá a dica: "Começar com algo simples, pontual, é mais fácil. Não é necessário um comprometimento a longo prazo e a pessoa pode, a partir dessa experiência, continuar como voluntário nessa instituição ou conhecer outra para um trabalho recorrente. Outra dica é convidar algum amigo para participar junto: isso traz mais confiança para quem está indo pela primeira vez e não sabe o que esperar do dia." Veja mais dicas de como se tornar um voluntário aqui.