como fazer

Quer doar seu tempo para uma causa social? Saiba como se tornar um voluntário

Por Juliana Vaz

Crédito: Getty Images/iStockphoto

O trabalho voluntário é uma ferramenta de transformação social, que permite trocar experiências, se conectar com outras histórias de vida e ganhar novas perspectivas. 

Em uma pesquisa feita pela Atados, iniciativa online que conecta pessoas e organizações facilitando o engajamento, o número de brasileiros interessados em participar de atividades de voluntariado cresceu 31% no último ano.

Por outro lado, a mesma pesquisa mostrou também que muitas pessoas não sabem como colocar o desejo em prática. Por isso, preparamos esse guia prático de como ser voluntário. 

Crédito: Getty Images/iStockphoto

A melhor forma de se tornar um voluntário é escolhendo uma causa na qual você realmente acredite. Pense em problemas sociais ou ambientais que mais o comove, despertando a vontade de ajudar.

Encontre sua causa

Depois, busque organizações e instituições que realizam algum tipo de trabalho em prol dessas causas. Pode ser um grupo do bairro que busca resolver problemas locais, por exemplo. 

Encontrou um projeto ou organização e eles aceitam mais trabalhadores voluntários? Ótimo! Mas antes, pesquise! Pergunte, busque saber a história, as metas e os desafios da organização que você escolheu. Assim, poderá compreender de verdade como ajudar. 

Pesquise

Seja transparente consigo mesmo e pense nos recursos que você pode doar e que consegue se comprometer. Para isso, avalie os seguintes pontos:

Avalie seus recursos

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Tempo: o primeiro recurso que você tem, claro, é o seu tempo disponível. A ideia é ser voluntário aos finais de semana ou no fim do dia de trabalho? É preciso ser honesto consigo mesmo para não prejudicar seu comprometimento com o projeto ou com sua vida pessoal.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

 Além disso, entenda se a atividade voluntária proposta é permanente ou pontual antes de assumir qualquer compromisso.

Habilidades: Liste seus conhecimentos intelectuais e físicos, como cozinhar, realizar manutenções elétricas, limpeza, contar histórias, ensinar idiomas, esportes, instrumentos musicais ou atividades artísticas.   

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Recursos financeiros: Se pretende colaborar dessa forma, avalie de forma criteriosa o quanto pode e está disposto a doar para projetos, sem prejudicar suas finanças. 

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Lembre-se: só se comprometa com o que puder realizar, e informe imediatamente quando algum imprevisto acontecer.

Caso não possa dar continuidade às atividades, avise a organização o quanto antes para que ela consiga encontrar outro voluntário. Abandonar o compromisso assumido sem aviso prévio, prejudica todos os envolvidos. 

Honre seu compromisso

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Para quem está experimentando o voluntariado pela primeira vez, a dica é participar de uma ação ou projeto que tenha começo, meio e fim, e que isso conste no termo de adesão. 

Comece aos poucos 

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Crédito: Getty Images/iStockphoto

É bom saber:

Em algumas organizações, pode acontecer de pedirem que você assine um termo de adesão. E isso é legal, juridicamente falando. A Lei No. 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, sofreu alterações com o tempo, mas surgiu como uma ferramenta para deixar claro para as partes envolvidas que se trata de um trabalho não remunerado e não gera vínculo empregatício

Hoje, a lei prevê a assinatura de um termo de adesão entre a organização e o voluntário, com a descrição das atividades, sua periodicidade e a expressa declaração de ambas as partes da natureza voluntária dos serviços que serão prestados. 

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Edição: Ana Prado 

Reportagem: Juliana Vaz

Publicado em 15 de dezembro de 2021