Topo

27 organizações enviam carta a Meio Ambiente para defender bem-estar animal

Melhorar bem-estar animal auxilia na preservação do meio ambiente - Getty Images/iStockphoto
Melhorar bem-estar animal auxilia na preservação do meio ambiente Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Ecoa, em São Paulo (SP)

04/02/2022 12h33

Mais de 1 milhão de pessoas, representadas por 27 organizações da sociedade civil, enviaram uma carta ao Ministério do Meio Ambiente pedindo apoio do governo à resolução que inclui o bem-estar animal como uma política essencial no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Dentre as organizações, estão Greenpeace Brasil, Mercy for Animals, 350.org, Instituto Luisa Mell de Assistência aos Animais e Meio Ambiente, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, entre outros.

"A resolução reconhece a necessidade de ação imediata e concreta para proteger os animais, a saúde humana e o meio ambiente. Também oferece à comunidade global uma oportunidade de avanços significativos para o bem-estar animal e que também ajudará a endereçar a degradação ambiental causada pela agropecuária e pela pesca industriais", afirma Cristina Mendonça, diretora executiva da Mercy for Animals no Brasil.

A 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente acontecerá entre 28 de fevereiro e 2 de março, de forma híbrida, parte online e parte presencial, em Nairobi, no Quênia. A discussão sobre bem-estar animal faz parte de uma estratégia de desenvolvimento de Gana, Senegal, Burkina Faso, Etiópia, República Democrática do Congo, Paquistão e Sudão do Sul.

"Há crescentes evidências que demonstram que a melhoria do bem-estar animal pode ajudar a prevenir futuras pandemias; promover a conservação e proteção ambiental, e ajudar a preservar meios de subsistência - além de ser uma importante preocupação de cidadãos no Brasil e ao redor do mundo", diz a carta.

Para conseguir aprovação, será necessário conseguir o aval da maioria dos 193 países membros que fazem parte da ONU. Por isso, as organizações brasileiras pedem agora ajuda do governo brasileiro para que seja um desses apoiadores.