Topo

Na Índia, ambientalista de 110 anos já plantou mais de 8 mil árvores

Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons

Carolina Vellei

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

14/08/2021 06h00

A indiana Saalumarada Thimmakka ganhou o apelido de "Mãe das Árvores" por plantar 8 mil árvores e é, hoje, uma das mais notáveis ambientalistas em seu país.

Ela nasceu sem privilégios, em uma família de agricultores de uma aldeia no sul da Índia, e se casou muito jovem com Bikaalu Chikkaiah. Viveram juntos até 1991, ano em que seu marido faleceu.

Em 2016, foi escolhida como uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo pela rede britânica BBC. Na ocasião, quando entrevistada, ela comentou sobre a razão para ter começado a plantar figueiras: "Entrei de cabeça nesse mundo para minimizar a dor de não ter meus próprios filhos", contou ao veículo.

Suporte emocional

Saalumarada e o marido eram um casal feliz, com uma vida laboriosa e confortável. Mas ela não engravidou depois de se casar e isso gerou muitas críticas de seus parentes e sogros. "Quando vi que não podia ter filhos, as pessoas se tornaram muito cruéis. Falavam mal de mim, especialmente quando eu não estava presente", lembra.

Bikaalu Chikkaiah a apoiou nos momentos difíceis e eles iniciaram vários rituais, peregrinações e orações que lhes eram sugeridos. Em um dos templos que visitou para rezar, ela foi orientada a plantar figueiras, que são vistas como plantas com poder de curar a infertilidade.

Assim, com o apoio do marido, encontrou consolo no plantio de árvores. "Pensamos que dessa forma nós poderíamos ganhar de volta algum respeito na sociedade. Ao menos nós seríamos abençoados por essas árvores", explicou. O casal passou a trabalhar arduamente nos campos, plantando inicialmente 385 mudas e cuidando delas. Durante muito tempo precisaram carregar baldes de água por mais de 4 quilômetros para regá-las.

As pequenas mudas cresceram até se tornarem figueiras gigantes, formando um corredor verde sobre uma estrada com mais de quatro quilômetros. E, em pouco tempo, o que começou como um ritual para a fertilidade transformou-se em uma relação de carinho com as plantas.

Prêmios e reconhecimento

Em 2019, a ambientalista foi reconhecida pelo governo da Índia com o Padma Shri, um dos mais elevados prêmios civis do país, recebido diretamente das mãos do presidente.

Na ocasião, Saalumarada, com um sorriso no rosto, quebrou os rígidos protocolos da cerimônia ao se aproximar do presidente Ram Nath Kovind para receber o prêmio. Quando ele lhe pediu que olhasse para a câmera, a senhora centenária tocou sua testa para abençoá-lo. Seu movimento inocente levou todos a sorrirem.