PUBLICIDADE
Topo

Consumidor busca empresas com responsabilidade socioambiental, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

30/10/2020 10h45

Um estudo divulgado nesta sexta (30) pelo Instituto Akatu e GlobeScan aponta que os consumidores estão mais atentos a empresas que pratiquem a responsabilidade socioambiental. De acordo com os resultados da pesquisa "Vida Saudável e Sustentável 2020: Um Estudo Global de Percepções do Consumidor", as percepções em relação às marcas incluem o cuidado com a saúde e a sustentabilidade.

O estudo foi realizado globalmente em 27 países e abordou temas relacionados à pandemia de coronavírus, uma vez que o período de trabalho em campo encontrou os consumidores sujeitos a ela. No Brasil, foram mil respondentes, todos maiores de 18 anos.

Os resultados mostram, por exemplo, que mais de 80% dos consumidores esperam que as empresas informem sobre os seus processos produtivos. Além disso, mais de 70% dos consumidores esperam que as empresas não agridam o meio ambiente e mais de 60% esperam que as companhias estabeleçam metas para tornar o mundo melhor.

Outro dado apontado na pesquisa é que mais gente considerou recompensar uma empresa socialmente responsável em 2020 (44% fizeram isso no último ano) em relação ao número de pessoas com a mesma percepção em 2019 (41%).

A grande maioria dos brasileiros (91%) está interessada em diminuir o desperdício de alimentos e há grande percepção de facilidade em fazer isso (82%). Sobre reciclar itens, 81% têm interesse, enquanto 66% veem facilidade em fazê-lo.

Durante a pandemia, os consumidores buscaram informações sobre estilos de vida saudáveis (68%) e sobre estilos de vida ecológicos (59%). E 54% foram encorajados a viver de maneira mais saudável por familiares ou amigos.

"O Instituto Akatu e GlobeScan acreditam que ajudar os consumidores a adotar estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis é uma enorme oportunidade para as marcas construírem uma relação de confiança e compromisso com seus stakeholders. E os resultados da pesquisa mostram muito bem isso", afirmou Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

Os dados completos da pesquisa estão disponíveis online.