Topo

M.M. Izidoro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bora, galera, mulheres! Amanhã é dia de vocês fazerem história!

iStock
Imagem: iStock

M.M. Izidoro

Colunista do UOL

01/10/2022 06h00

Mulherada, essa é a hora de vocês.

Muito tem se falado ultimamente sobre diversidade e inclusão em todas as camadas da sociedade.

E isso é mais do que justo e necessário.

Mas tem um grupo na nossa sociedade que está no literal centro de tudo que a gente faz e que se fala ainda muito pouco, que são as mulheres.

Não, não tô falando de feminismo aqui. Mas também estou falando dele, pois quero falar das seres humanas do sexo feminino como um todo.

As mulheres são maioria na população já há algum tempo, e, mesmo assim, são minoria em todas e quaisquer estatísticas que vemos por ai.

Faltam mulheres em cargos de decisão políticos e empresariais. Faltam mulheres nas escolas e universidades. Faltam mulheres morrerem menos nas mãos de seus parceiros. Falta ainda muita coisa.

Isso tudo é ponto pacífico para todos nós. Ou pelo menos deveria ser.

E conversando com as mulheres da minha vida, eu vejo como tudo para elas é mais difícil. Da maneira que são tratadas pelo mercado de trabalho até o simples medo de pegar um carro de aplicativo sozinhas e serem estupradas ou mortas.

Mas se tem um lugar que vocês, mulheres, podem faz a diferença é amanhã nas urnas.

Amanhã talvez seja uma das eleições mais importantes não só do Brasil, mas do mundo inteiro. Pois estamos colocando em jogo o futuro do país e de lugares essenciais como a Amazônia, para termos a continuidade da vida no planeta como a gente conhece.

Mas em um nível mais "dia a dia", temos a chance de acabar com um governo que parece que tem aversão ao bem-estar da mulher.

É ver como o tom que o atual presidente usou para falar com as candidatas mulheres no último debate e como ele diz que sua filha mais nova foi uma "fraquejada".

E a parada é muito simples:

É SÓ IR VOTAR!

Se vocês não acreditam em mim, olha o que o Hulk e a Juliette têm pra falar para vocês:

É um Vingador e uma BBB maior que o Thanos! Olha como a parada é importante!

Na última eleição para presidente, a maioria esmagadora das mulheres aptas a votar não apareceu nas urnas. Muitas até apareceram, mas anularam ou votaram em branco.

Por isso, é essencial que vocês compareçam amanhã para votar, pois esse é o voto que pode fazer a diferença entre continuar a ter medo ou plantar um tiquinho de esperança que dá para ser diferente.

Façam suas redes de apoio, se forem mãe solo e não tiverem com quem deixar os filhos.

Pensa diferente do seu pai ou companheiro, o voto é secreto e ninguém vai saber qual número você colocou na urna.

Os jovens estão desde o começo do ano se articulando, tirando seus primeiros títulos e indo votar em peso.

Eles são seus filhos e eles acreditam que dá para termos outro Brasil.

Assim como essa eleição já é a maior eleição com jovens da história da democracia brasileira, eu tenho um sonho que pode ser também a maior participação feminina de uma eleição brasileira.

É só a gente se ajudar e ir lá.

Assim como foi no último debate, conto com as mulheres desse país para trazer um pouco de civilidade para esse momento tão delicado que a gente vive.

Para quem sabe assim, vocês possam viver mais tranquilas, junto com um novo e menos violento Brasil.

Bora, galera, mulheres!

Desculpa deixar mais essa pra vocês resolverem, mas enquanto os meninos tão ali brincando de "hominho", essa está na mão de vocês!