Topo

M.M. Izidoro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O tamanho do futuro é o tamanho do nossos sonhos

Imagem feita pelo telescópio James Webb mostra uma protoestrela dentro de uma nuvem escura; a imagem resultante lembra uma ampulheta - ESA, NASA, CSA, STScI / AFP
Imagem feita pelo telescópio James Webb mostra uma protoestrela dentro de uma nuvem escura; a imagem resultante lembra uma ampulheta Imagem: ESA, NASA, CSA, STScI / AFP

M.M. Izidoro

Colunista do UOL

17/12/2022 06h00

Eu sempre ouvi que sonhar grande e sonhar pequeno custa a mesma coisa.

E é quando eu penso nisso que eu fico muito bravo que a gente anda tendo sonhos tão nanicos.

Sim, tanto eu, quanto você, estamos sonhando muito pequeno.

Parece que desde o Iluminismo apareceu lá na França 300 anos atrás, o sonho do consumo e da produção tomou conta do nosso imaginário coletivo.

O sonho saiu do lugar do arrebatamento, para ir para um lugar de praticidade.

Não é mais sonhar com criaturas e lugares cheios de magia. Civilizações de outros tempos e dimensões. Versões nossas que vivem vidas completamente diferentes da nossa.

Nossos sonhos foram confinados e limitados a serem práticos e concretos.

Sonhamos com casas próprias, carros novos, smartphones de última geração. Sonhamos em ser empreendedores, capitães da indústria ou ascender profissionalmente custe o que custar.

E eu não me conformo que seja só isso.

Ao olhar uma foto do grande telescópio James Webb, eu não consigo não pensar que nos incontáveis planetas, sóis e sistemas solares que ele nos mostra, que esse sonho da produção da destruição seja o único que podemos ter.

Eu acredito que assim como o telescópio nos mostra, existem incontáveis sonhos que podemos ter e viver e está na hora da gente fomentar esses sonhos.

Está na hora da gente vislumbrar lugares e acordos sociais diferentes dos que estamos habitando agora. Sonhar com a natureza vencendo e trabalhando com a gente e não sendo exterminada e nós junto com ela.

Sonhar que o ato de viver não é dividido em vida pessoal, vida profissional, vida amorosa e qualquer outro pedaço de vida que nos dizem que é separado quando a vida é tudo junto.

Sonhar que podemos conviver mesmo que minha ideologia seja diferente da sua.

Sonhar com energia limpa. Que a pobreza possa ser erradicada e não fomentada. Com a diversidade e inclusão real.

Sonhar que entendamos que as vezes basta estar vivo e nada mais.

Esse hoje é meu maior e mais ousado sonho: que eu e você sonhemos novos e maiores sonhos.

Para quem sabe lá na frente, nós nos vemos morando e vivendo neles. Assim como nós estamos vivendo o sonho que alguém sonhou pra gente que claramente não funciona mais.

Um dia, meu camarada Emicida me disse: "Sonhe com a lua, que tu pode chegar no topo de uma árvore. Sonhe com o topo da árvore, que você pode nem sair do chão."

Agora imagine se sonharmos com sistemas solares, galáxias e universos inteiros, aonde iremos chegar.

Por enquanto, só imagine...

E sonhe com isso.