Topo

Livro sobre Jerusalém traz receitas com toque árabe, grego e europeu

"Jerusalém - Histórias e Sabores" (ed. Panelinha) rendeu uma série de televisão e prêmios - Divulgação
"Jerusalém - Histórias e Sabores" (ed. Panelinha) rendeu uma série de televisão e prêmios Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/11/2014 15h22

O chef Yotam Ottolenghi é israelense de nascimento e apaixonado pela culinária de sua cidade natal, Jerusalém. Radicado em Londres e com restaurantes ao redor do mundo, ele decidiu contar um pouco da história dos pratos mais comuns de sua terra no livro "Jerusalém - Sabores e Receitas", publicado no Brasil pela editora Panelinha (preço sugerido R$ 99,90).

Ao lado de seu sócio Sami Tamimi (também nascido em Jerusalém), Ottolenghi se dedica a destrinchar o panorama de uma das cidades mais diversas do planeta -e que, por consequência, tem uma culinária que traz um pouco de tudo - de toques da culinária árabe, grega e turca até temperos vindos da África e da Europa. Ao todo, são 120 receitas de uma cidade que o chef descreve "um mosaico intricado de povos".

O chef Yotam Ottolenghi - Richard Learoyd/Divulgação - Richard Learoyd/Divulgação
O chef Yotam Ottolenghi
Imagem: Richard Learoyd/Divulgação

Recheado com histórias pessoais, o livro acabou se tornando um best-seller, entrando no topo da lista dos mais vendidos do jornal norte-americano "The New York Times", além de ganhar o mais importante prêmio mundial na área de livros de culinária, o James Beard Award.

"Jerusalém - Sabores e Receitas" também rendeu uma série de televisão, exibida originalmente pelo canal britânico BBC. No Brasil, o cozinheiro é mais conhecido pelo programa "A Culinária Mediterrânea de Yotam Ottolenghi", exibido pelo canal a cabo GNT, onde ele mostra receitas de países como Marrocos, Turquia, Tunísia e, claro, Israel.