PUBLICIDADE
Topo

8 cm e 0,3 cv de potência: conheça a menor moto do mundo

Do UOL

Em São Paulo (SP)

12/06/2020 09h41

Há no mundo uma certa cultura de deixar equipamentos cada vez menores, principalmente quando o assunto é tecnologia. Entretanto, o inventor sueco Tom Wiberg levou isso para o mundo dos veículos e construiu a menor moto do mundo, com pouco menos de 8 cm. E, sim: é possível anda nela. Tanto, que o projeto foi reconhecido pelo Guinness, o livro dos recordes.

Chamada de Smalltoe, ela foi criada em 2003 curiosamente após o recorde de maior moto do mundo, que também pertencia a Wiberg, ser quebrado. O nome tem origem em como ele havia batizado sua moto gigante, a Big Toe (dedão do pé, na tradução). Sua motivação era entrar novamente no Guinness.

As dimensões do veículo são: 6,47 cm de altura e 7,97 cm de distância entre eixos. Seu peso é de 1,08 kg. O motor monocilíndrico oferece 0,3 cv de potência e pode fazer a moto chegar a 1,93 km/h.

Para andar na moto, a pessoa necessita de sapatos especiais que são integrados às "pedaleiras". O vídeo mostra o recorde sendo realizado em 2003, quando a moto percorreu cerca de 11 metros - mas seu criador diz que poderia ter andado bem mais. O fato é que, memso por um curto caminho, a Smalltoe fez história.