Acordo para cortar emissões ameaça empregos na UE, diz presidente da PSA
Resumo da notícia
- Carlos Tavares diz que legislação ameaça 13 milhões de empregos
- Segundo executivo, regra sobre CO2 pode beneficiar os países asiáticos
- No entanto, ele elogia plano de Alemanha e França de incentivar a indústria de baterias
Os planos da União Europeia de cortar as emissões de CO2 dos veículos e pressionar os fabricantes a aderirem às versões elétricas vão ameaçar 13 milhões de empregos na indústria automobilística europeia e beneficiar os países asiáticos, afirmou o presidente da francesa PSA em entrestiva ao jornal Le Figaro neste domingo.
O Parlamento europeu e os países da UE fecharam um acordo em dezembro para cortar as emissões dos carros em 37,5 por cento até 2030, comparado com os dados de 2021, e em 31 por cento das vans.
"Isso vai por em risco os empregos de 13 milhões de pessoas na indústria e pode desestabilizar algumas sociedades europeias", disse Carlos Tavares, CEO da PSA, que também é o presidente da associação de fabricantes de automóveis da Europa.
Tavares elogiou o plano de Alemanha e França de incentivar a indústria europeia de baterias para carros elétricos e de reduzir a dependência de rivais asiáticos ao propor a construção de novas fábricas. No entanto, ressaltou, algumas empresas como a Bosch estudarão o projeto e concluíram que não é lucrativo.
"Se as fabricantes europeias não venderem carros elétricos suficientes até 2020, 2025 e 2030, elas serão arruinadas pelas multas. Isso nos obriga a reservar um volume significativo de baterias com os fornecedores asiáticos", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.