Tesla Model 3 é o elétrico mais vendido do mundo; veja a lista
Estudo da consultoria Jato aponta que 2018 marcou o recorde de vendas anuais de automóveis elétricos no mundo, somando 1,26 milhão de unidades comercializadas, considerando apenas veículos de passeio. É a primeira vez que o volume passa de 1 milhão de unidades nesse segmento.
O montante representa uma expressiva alta de 74% em relação a 2017, puxada sobretudo pelo aumento na demanda por modelos eletrificados na China, de longe o maior mercado mundial desse tipo de carro -- somente no país asiático, foram 769 mil unidades vendidas, seguido por Estados Unidos (209 mil), Noruega (46 mil), Alemanha (35 mil) e França (31 mil).
Nesse cenário, fica a curiosidade: quais são os modelos eletrificados (puramente elétricos ou híbridos) mais vendidos no planeta? O pessoal das publicações especializadas "CleanTechnica" e "EV Volumes" foi atrás dos números consolidados das vendas globais em 2018 e reproduzimos aqui o "Top 10". A lista traz na liderança o Model 3, veículo 100% elétrico mais acessível da Tesla, que inclusive já pode ser encomendado no Brasil via importação independente, somando 145.846 unidades comercializadas no período. É a primeira vez que um Tesla encabeça a lista.
A Tesla, aliás, tem toda a sua linha atual de veículos no ranking, incluindo o sedã de luxo Model S, que ocupa a quarta posição (50.045 exemplares), e o SUV Model X, em quinto lugar (49.349) -- ambos também podem ser encomendados no pais. A relação dos "dez mais" traz, ainda, elétricos já disponíveis no Brasil: Nissan Leaf, terceiro mais comercializado (87.149), JAC iEV 40 (sétimo, 46.586) e BYD E5 (oitavo, 46.586).
O Renault Zoe, outro elétrico que acaba de chegar ao Brasil, aparece em 11° (40.313), bem como o BMW i3, igualmente disponível no país e que ocupa o 18º lugar, com 34.829 unidades licenciadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.