Topo

Ford completa investimento de 2,3 bi de euros em fábrica de carros espanhola

05/02/2015 15h56

Por Sonya Dowsett e Joe White

MADRI/DETROIT (Reuters) - A montadora norte-americana de automóveis Ford anunciou nesta quinta-feira a parte final de uma expansão de 2,3 bilhões de euros (2,6 bilhões de dólares) de suas operações na Espanha, que chamou de maior investimento do setor no país.

O investimento consiste em 1,1 bilhão de euros anunciados em 2011 e de outros 1,2 bilhão de euros desde 2013, disse a Ford.

O investimento segue uma tendência da produção de automóveis em direção ao sul da Europa, onde salários tendem a ser menores. A Ford fechou uma fábrica na Bélgica no ano passado, como parte de uma reestruturação de suas operações europeias deficitárias.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, visitou a fábrica da Ford na região de Valencia nesta quinta-feira e disse que a indústria automotiva tinha um papel chave na recuperação da economia espanhola. A Comissão Europeia aumentou fortemente suas projeções para o crescimento espanhol este ano.

Quando as expansões estiveram prontas, a unidade de Valencia terá capacidade de fabricar 450 mil carros ao ano. Isso tornará Valencia uma das duas maiores operações de montagem da Ford, junto com a fábrica em Chongqing, China.

(Reportagem adicional de Robert Hetz)