Topo

Peugeot eleva vendas com recuperação da Europa compensando impacto cambial

<br>Laurence Frost e Gilles Guillaume

Em Paris (França)

25/04/2014 09h47Atualizada em 25/04/2014 20h45

A PSA Peugeot Citroen registrou um aumento na receita trimestral, com a ajuda da recuperação do mercado europeu, que elevou suas vendas e ajudou a montadora francesa a suportar ventos cambiais contrários.

A receita da Peugeot subiu 1,9 por cento, para 13,29 bilhões de euros (18,4 milhões de dólares), disse a empresa em um comunicado nesta sexta-feira. As entregas globais da Peugeot avançaram 7,6 por cento, para 725.917 veículos leves.

A montadora disse que os números mais fortes foram apoiados pela melhoria no mercado europeu e fortes vendas na China, melhorando suas perspectivas de uma reviravolta. As cifras também podem ajudar a atrair investidores para a planejada emissão da Peugeot de 3 bilhões de euros em ações.

"Foi um trimestre muito positivo que permitiu ao grupo voltar ao crescimento da receita", disse o diretor financeiro da empresa, Jean-Baptiste de Chatillon. A retomada do crescimento da receita, afirmou em teleconferência com jornalistas, "reforça as perspectivas de reviravolta que temos apresentado".

As entregas globais cresceram 16 por cento na Europa e 18,3 por cento na China, enquanto as vendas na Rússia e América Latina caíram.

Os ganhos na Europa e na China ajudaram a superar adversidades cambiais, que reduziram as receitas automotivas em 4,5 por cento, disse a empresa.

A Peugeot reiterou suas metas de reestruturação, assim como a estimativa de um crescimento de 3 por cento do mercado europeu em 2014, sem cravar metas de vendas próprias para o ano.