Topo

Vendas de carros na Europa sobem pelo sexto mês seguido

Vendas da Renault subiram 11,5%  - Srdjan Zivulovic/Reuters
Vendas da Renault subiram 11,5% Imagem: Srdjan Zivulovic/Reuters

Agnieszka Flak

Em Milão (Itália)

18/03/2014 09h04

As vendas de carros na Europa subiram 7,6% em fevereiro, segundo dados do setor nesta terça-feira (18). A recuperação econômica segue de forma gradual em Portugal, Espanha e Itália, países que impulsionaram a demanda por marcas voltadas ao consumo de carros de massa.

Os emplacamentos na União Europeia subiram pelo sexto mês consecutivo, para 894.730 veículos em fevereiro, ante 831.371 veículos no mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da Associação Europeia de Montadoras.

Embora os emplacamentos na Alemanha, o maior mercado da região, tenham ficado abaixo da média, com alta de 4,3%, e tenham caído 1,4¨% na França (o segundo maior mercado da da Europa), as vendas cresceram dois dígitos em alguns dos países, principalmente os mais atingidos pela crise.

As vendas na Espanha, Portugal e Irlanda subiram 17,8%, 40,2% e 20,6%, respectivamente, num sinal que uma frágil recuperação na região está ganhando ímpeto. Na Itália, o quarto maior mercado da região que se recupera de sua recessão mais longa em 70 anos, as vendas subiram 8,6%.

ENTRE AS MARCAS
As vendas da Renault subiram 11,5%, impulsionadas principalmente por um salto de 33,6% da Dacia, sua submarca de baixo custo. As vendas da Ford subiram 11,3%; as da Toyota, 14%; e as da General Motors, 12,3%, impulsionadas por alta de 15,6% de Opel e Vauxhall.

A Volkswagen, maior montadora da Europa, teve crescimento de 7,2%, puxado por aumento de 21,5% da Skoda, sua subsidiária de baixo custo, salto de 15,7% da Seat e ganho de 11,8% da Audi. O desempenho da VW foi pressionado por uma queda de 0,8% nas vendas de seus carros próprios.

A montadora francesa PSA perdeu parte de sua fatia do mercado em fevereiro. As vendas gerais do grupo cresceram 3,5%, sustentadas por aumento nos emplacamentos da Peugeot, mas as vendas da Citroën ficaram praticamente estáveis na comparação anual.