Topo

Toyota mantém expectativa sobre recuperação de mercado nos EUA

<br>Yoko Kubota

Em Tóquio (Japão)

04/02/2014 10h08

A Toyota espera que o mercado de veículos norte-americano continue com uma recuperação moderada em 2014, apesar das vendas mais fracas que o esperado no mês passado, afirmou um executivo da companhia.

A montadora japonesa aumentou sua previsão de lucro operacional, como esperado, para um recorde de 2,4 trilhões de ienes (23,7 bilhões de dólares) para o ano que se encerra no fim de março e estimou que as vendas da indústria nos Estados Unidos vão crescer de 15,58 milhões de veículos em 2013 para cerca de 16 milhões este ano.

Para o trimestre de outubro a dezembro, a Toyota teve lucro operacional de 600,5 bilhões de ienes, quase cinco vezes mais que o resultado obtido um ano antes.

A Toyota já enfrenta incertezas em mercados emergentes, que representam 45 por cento de suas vendas no mundo e estão sob pressão com o fim dos estímulos monetários promovidos pelo Federal Reserve.

"Por causa dos riscos existentes em mercados emergentes como os chamados 'cinco frágeis', incluindo Indonésia e Brasil, o desempenho das vendas da Toyota nos mercados desenvolvidos será cada vez mais importante para manter sua lucratividade", disse Takumi Hoshi, analista do setor automotivo na Toyo Securities.

A Toyota ainda tem espaço para ampliar lucratividade na América do Norte, onde a margem operacional foi de 5,2 por cento entre outubro e dezembro ante 9,1 por cento na média de seus negócios no mundo.