Topo

BMW faz recall de 220 mil veículos com problema em airbag da Takata

Versões do Série 3 (sedã, cupê, conversível e perua) fabricadas entre 2002 e 2003 estão envolvidas - Divulgação
Versões do Série 3 (sedã, cupê, conversível e perua) fabricadas entre 2002 e 2003 estão envolvidas Imagem: Divulgação

Bernie Woodall

Da Reuters

07/05/2013 11h58

A BMW informou, nesta terça-feira (7), que também terá de participar do recall do airbag. Serão cerca de 220 mil veículos em todo o mundo, fabricados entre 2002 e 2003, chamados para fazer reparos. Segundo a marca, apenas o Série 3 participa da convocação. Todas as versões estão envolvidas: sedã, cupê, conversível e perua.

No mês passado, 3,4 milhões de veículos em todo o mundo fabricados pela Toyota, Nissan, Honda e Mazda passaram por recall por causa dos airbags da Takata, a segunda maior fabricante de airbags e cintos de segurança do mundo.

Cerca de 1,3 milhão desses veículos estão nos Estados Unidos, onde a Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias (NHTSA, em inglês) disse que 42.080 veículos da BMW passarão por recall. A fabricante disse que não estava ciente de quaisquer lesões ou acidentes relacionados com o problema nem de quaisquer implementações indevidas dos airbags em seus veículos.

O REAL PROBLEMA
Em cada um dos recalls, os airbags da Takata para o banco do passageiro da frente podem não inflar corretamente, por causa de um defeito de fabricação no propulsor usado para inflar o airbag. Como resultado, há um risco de incêndio, ou de passageiros ficarem feridos por fragmentos de metal ao serem lançados em direção ao pára-brisa ou para baixo, no espaço para os pés do passageiro.

A BMW do Brasil ainda não se pronunciou a respeito.

Com Redação de UOL Carros