Sul da Europa faz vendas da Peugeot caírem 16,5% em 2012
As vendas da PSA Peugeot Citroën caíram 16,5% no ano passado ante 2011, quando a montadora perdeu mercado na Europa e deixou o Irã. O grupo vendeu 2,97 milhões de veículos no mundo em 2012, contra 3,55 milhões no ano anterior, retração atribuída à menor demanda no sul europeu, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira (9).
"A PSA Peugeot Citroën sentiu toda a força do declínio contínuo dos mercados automotivos europeus", afirmou o diretor de marcas, Frederic Saint-Geours. A montadora com sede em Paris previu que o mercado automotivo europeu deva se retrair em entre 3% e 5% em 2013, mas não divulgou previsões de vendas. A participação da Peugeot nesse mercado caiu para 12,7%, ante 13,2%.
A queda nas vendas mundiais foi decorrente em grande parte à decisão tomada no começo do ano passado de suspender as vendas dos carros em fase de montagem final no Irã, o que tirou 313 mil veículos do volume total. Sem contar os veículos ainda desmontados, as vendas da Peugeot caíram 8,8% em 2012, para 2,82 milhões de unidades.
As vendas na China, onde a companhia está aumentando a produção com uma segunda joint venture, cresceram 9,4%, para 442 mil veículos. A montadora reiterou a meta de ter metade de suas vendas vindas de fora da Europa até 2015.
Também nesta quarta-feira, Saint-Geours negou que a fabricante esteja querendo vender a participação de 57% na fabricante de peças Faurecia. "Isso não está em pauta", afirmou o executivo a jornalistas que perguntaram se a montadora estava planejando vender toda ou parte da fatia.
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