Topo

Vendas da Renault-Nissan caem e comprovam derrocada da Europa

Além da Renault-Nissan, Volks quer liderar mundo automotivo, mas sofre com queda europeia - JOHN MACDOUGALL/AFP
Além da Renault-Nissan, Volks quer liderar mundo automotivo, mas sofre com queda europeia Imagem: JOHN MACDOUGALL/AFP

Em Frankfurt (Alemanha)

16/05/2012 10h32

A aliança formada por Renault e Nissan teve um mês de abril sombrio na Europa, com o mercado encolhendo em 7,2%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (16).

As duas montadoras viram as vendas de novos veículos desabarem nos 15 países da União Europeia e em outros mercados como a Suíça, conforme números da associação da indústria automotiva europeia, ACEA.

A Nissan manteve a demanda estável no primeiro trimestre, mas registrou vendas 21,1% menores em abril. Enquanto isso, a Renault sofreu uma queda de 17,1% nas vendas, embora tenha sido um resultado melhor em relação a meses ainda mais fracos este ano.

BAIXA TOTAL
A Opel-Vauxhall, unidade deficitária da General Motors, não teve resultado diferente, com o volume de vendas diminuindo em 17,3% no mês passado.

Toyota e Fiat também sofreram queda de dois dígitos nas vendas de veículos novos. Já a Volkswagen teve queda de 9% em abril.

Enquanto na Europa ocidental o mercado de carros novos diminuiu em 7,2% no mês passado, a demanda em toda a Europa incluindo os 11 novos Estados membros da UE caiu em 6,5%.