Topo

Obama faz pausa em cúpula da Otan para "vender" híbrido da Opel

Divulgação
Imagem: Divulgação

De Matt Spetalnick

Em Lisboa, Portugal

20/11/2010 11h34

O presidente norte-americano, Barack Obama, deu um tempo em suas atividades na cúpula da Otan em Lisboa neste sábado para fazer propaganda do novo carro elétrico da General Motors, que deve chegar à Europa em 2011.

Obama atuou como "vendedor-em-chefe" do Ampera da Opel, versão europeia do americano Chevrolet  Volt, apenas dias após ter afirmado em Washington que os contribuintes norte-americanos receberiam seu dinheiro de volta após terem ajudado a salvar a GM com um pacote financeiro do governo que foi bastante criticado.

Chamando o Ampera de "um exemplo da tecnologia GM", Obama afirmou: "Esse é o futuro".

"Esse é um carro feito na América", disse ele, após inspecionar um Ampera no centro de convenções onde acontece a cúpula da Otan. "Vamos começar a vendê-lo na Europa".

Na semana passada a GM voltou a se tornar uma empresa pública, em meio ao grande interesse de investidores, e a Casa Branca tentou ganhar o crédito por seu sucesso na recuperação na companhia.

A insatisfação popular com a ajuda à montadora, junto com os pacotes para salvar os bancos de Wall Strett, contribuíram para a queda brusca na popularidade de Obama e a derrota do Partido Democrata na eleição parlamentar de 2 de novembro.