Por que polícia pediu que cidadãos facilitem roubo de carros no Canadá

O serviço policial da cidade canadense de Toronto orientou seus cidadãos a facilitarem o roubo de seus carros caso suas casas sejam invadidas. Invasões domiciliares para roubo de veículo subiram 300% no último ano.

O que aconteceu

A maior cidade do Canadá tem enfrentado um número tão grande de roubos de carro que sua força policial não consegue mais acompanhar.

Agora, a recomendação da polícia de Toronto é de que os residentes facilitem o acesso às chaves de seus carros em casa para que, no caso de um arrombamento, os ladrões não ataquem pessoas.

Isso ocorre porque a maior parte das invasões são para o roubo do veículo.

Houve 12.024 veículos roubados em Toronto em 2023, um aumento em relação ao número de 9.657 de 2022.

O policial Marco Ricciardi disse em uma reunião de segurança comunitária: "para evitar a possibilidade de ser atacado em sua casa, deixe seus controles remotos na porta da frente, porque eles estão invadindo sua casa para roubar seu carro. Eles não querem mais nada."

A polícia suspeita que as ações são orquestradas por crime organizado, com os carros roubados frequentemente sendo transferidos para outras cidades e outros países para serem vendidos. A polícia, entretanto, diz que 46% dos veículos são recuperados.

Recentemente, uma mulher viralizou na internet após colocar um bilhete em seu carro. Ele dizia: "caro Sr. Ladrão, por favor, não quebre a janela do meu carro. A porta está aberta. Tenha um ótimo dia". Seu carro já havia sido arrombado três vezes.

Polícia ameniza recomendação

Após a repercussão negativa da orientação de Ricciardi, a polícia soltou um novo comunicado, já sem o pedido para os moradores facilitarem a ação dos criminosos.

Continua após a publicidade

Ontem (14), a corporação divulgou um texto orientando os cidadãos a instalar, se possível, câmeras de segurança e um sistema de alarme nas suas residências.

Além disso, a polícia de Toronto recomenda colocar películas escurecidas nas janelas, travas adicionais nas portas e evitar publicações nas redes sociais informando sobre viagens nos finais de semana, durante as quais a casa está sem os respectivos moradores.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes