Adeus, baliza: Hyundai 'caranguejo' anda de lado e dispensa marcha a ré

Se fazer baliza sempre foi um dos seus maiores pesadelos no dia a dia de motorista, a Hyundai pode ter uma solução interessante para os próximos anos. Ela foi apresentada na feira CES (Consumer Electronics Show) 2024 nesta semana, em Las Vegas.

O que aconteceu

Baseado no Ioniq 5, a Hyundai exibiu um carro conceito chamado Mobion. Em seu design único, com para-choques e faróis diferentes - que podem ser usados para transmitir informações a pedestres - há ainda um lado 'caranguejo' no modelo.

É a nova geração do sistema e-Corner. Não foram passados muitos detalhes, mas o sistema combina um motor elétrico com funções de direção, frenagem e suspensão. Com isso, é possível que as rodas atuem independentemente.

Com as rodas tendo liberdade para girar, o modelo pode se mover diagonal e lateralmente, podendo até mesmo girar em 360°.

Quanto aos faróis, eles podem "iluminar a direção do veículo no solo, utilizando luzes em um espectro de 360 graus". O sistema pode também projetar faixas de pedestres para mostrar por onde caminhar.

Já as luzes traseiras podem alertar carros atrás da passagem de um pedestre à frente na faixa, para o caso de o motorista atrás não conseguir ver.

Confira as novidades do modelo:

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes