C3 Aircross: o que novo SUV de 7 lugares tem de melhor e pior ante rivais

O Citroën C3 Aircross foi feito com um objetivo: ser espaçoso e barato dentro de sua categoria. Se a intenção era essa, conseguiu. O carro realmente entrega um bom espaço interno, porta-malas grande e preços começando em R$ 109.990 na versão Feel.

Mas sabemos que atributos racionais não são suficiente para cativar o consumidor nessa faixa de preço. Acabamento e equipamentos são levados em conta e, nisso, o lançamento da marca francesa deixa a desejar em comparação com seus principais rivais. Veja abaixo o comparativo.

Preços e motorização

Imagem
Imagem: Divulgação

O motor do Citroën C3 Aircross é comum a outros modelos do grupo Stellantis, dona da Citroën e também da Fiat. O 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque usado desde a versão básica é acoplado ao câmbio CVT de sete marchas simuladas.

Por R$ 110.990, a Fiat oferece o Pulse Drive 1.3 CVT. O motor é mais fraco, tem 107 cv e 13,7 kgfm de torque. Para igualar o propulsor, o preço do Pulse salta para R$ 122.490, pouco a mais que o Aircross intermediário, o Feel Pack, que sai por R$ 119.990.

Já por R$ 116.990 é possível comprar o Hyundai Creta Active, de geração anterior e visual cansado, mas com acabamento melhor e motor 1.6 com os mesmos 130 cv, mas com 16,5 kgfm de torque.

Nessa faixa de preço já entra outro Fiat, o Fastback, com o mesmo 1.0 turbo de Pulse e C3. A versão inicial parte de R$ 121.990.

A versão top de linha do C3 Aircross, a Shine, vai para R$ 129.990. Por R$ 130.890 entre na briga o Volkswagen Nivus Comfortline. Ele também usa um 1.0 turbo, mas com 128 cv e 20,4 kgfm de torque.

Equipamentos

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

A versão básica do C3 Aircross vem com apenas dois airbags, enquanto o Pulse sai com quatro (inclui os laterais). As bolsas a mais só na Feel Pack. O Pulse ainda tem chave canivete, que o Citroën não oferece nem na top de linha

Por outro lado, o Aircross já vem com central multimídia de 10 polegadas, enquanto a do Fiat tem 8".

A versão Feel Pack, além do airbags laterais, inclui sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve e retrovisores com ajustes elétricos. Por essa faixa de valor, se a escolha for pelo Fiat Fastback, o comprador vai levar o ar-condicionado digital e automático, que, de novo, o C3 não oferece nem na top.

Já a top de linha do C3 inclui câmera de ré, bancos de couro, faróis de neblina e piloto automático - item que o Pulse já tem na versão Drive mais barata. Neste caso, o comparativo fica com o Volkswagen Nivus, que tem ACC, frenagem autônoma, seis airbags, carregador de celular por indução e chave presencial.

Dimensões

O Citroën C3 Aircross tem 4,32 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,67 m de altura e tem a distância entre-eixos de 2,67 m. O porta-malas varia de 50 litros com sete lugares a até 493 litros com cinco posições.

Continua após a publicidade

O Pulse não vai oferecer o mesmo espaço. Baseado no Argo, o SUV tem 4,10 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,53 m. O bagageiro tem 370 litros.

Já o Creta tem 4,29 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,63 m de altura. A distância entre-eixos tem 2,59 m e o porta-malas comporta 431 litros de capacidade. Por fim o Nivus, com seus 4,27 m, 1,76 m, 1,49 m e 2,57 m nas respectivas medidas. O bagageiro tem 415 litros.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes