Citroën C3 tira nota zero em crash-test do Latin NCap; veja detalhes

O Latin NCap divulgou mais uma rodada de testes de impacto com veículos produzidos pela Stellantis. O último carro avaliado foi o novo Citroën C3, produzido no Brasil, que segundo a empresa recebeu nota zero no crash-test realizado.

O que aconteceu

De acordo com o Latin NCap, o C3 apresentou "estrutura instável, fraca proteção contra colisões frontais, falta de proteção lateral para a cabeça e falta de lembrete de uso do cinto de segurança".

O C3, que oferece dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC), obteve 30,52% em Ocupante Adulto, 12,10% em Ocupante Infantil, 49,74% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 34,88% em Assistência à Segurança.

O relatório indica que o impacto frontal mostrou proteção fraca para o peito do motorista e proteção marginal para o peito do passageiro da frente, provavelmente explicada pela falta de pretensores do cinto de segurança.

A estrutura e a área dos pés foram classificadas como instáveis.

O impacto lateral de poste não foi realizado porque o veículo não oferece proteção lateral padrão ou opcional para a cabeça. A proteção contra chicotada cervical (whiplash) apresentou desempenho ruim no pescoço do adulto.

No ocupante criança, o modelo apresentou proteção quase total, mas os pontos dinâmicos foram afetados devido à sinalização deficiente das ancoragens Isofix para Sistemas de Retenção Infantil (SRI).

É alarmante como a Stellantis repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP

Após a divulgação dos testes, a Stellantis emitou a seguinte nota: "A Stellantis afirma seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes."

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes