Reboque proibido: quais são os carros que estão vetados de usar engate
Quando a nova Chevrolet Montana foi lançada, uma velha polêmica voltou à tona: o uso de engates para reboques. A picape, apesar de ser um utilitário, não é apta a receber o equipamento nem para fins estéticos.
A resolução 937, de 28 de março de 2022, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) veículos de PBT (peso bruto total) até 3.500 kg devem ter a capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador no manual do proprietário.
No caso da Montana, o livreto destaca que o modelo não pode ter o equipamento. "Perigo! Este veículo não está apto a receber engate traseiro e, desta forma, tracionar reboques." As rivais Fiat Toro e Renault Oroch já permitem essa instalação.
Mas não é só a caminhonete da Chevrolet que não pode ter engate. Os modelos que compartilham a mesma plataforma GEM também não possuem capacidade de reboque. São eles: Onix, Onix Plus e Tracker.
A Toyota, que impediu o Corolla até 2019 de puxar reboque, já prevê o uso do equipamento na atual geração e também no SUV Corolla Cross, mas proíbe a peça no Yaris.
Na Honda, nenhum modelo pode ter o engate, assim como na Nissan, que só prevê o gancho para puxar carretinhas e trailers na picape Frontier.
Além da autorização do fabricante, a lei brasileira só permite engates cumprindo outras exigências:
Os engates deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
A peça deverá ter em sua estrutura, em local visível, plaqueta inviolável com nome do fabricante, CNPJ, autorização do Inmetro, modelo do carro para qual foi projetado e a CMT (capacidade máxima de tração).
Usar engates fora dessas regras, seja sem a plaqueta ou em carros cujo uso não é previsto em manual, é considerado infração grave. Os motoristas estão sujeitos a multa de R$ 195,23, retenção para regularização e o acréscimo de cinco pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
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