Topo

Falta Uber? Passageiros também cancelam corridas para escolher carro

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/04/2023 04h00

Há muitos relatos de motoristas de aplicativo que cancelam as corridas, mas o contrário também ocorre, com casos de passageiros que acabam desistindo. Um dos motivos tem a ver com o fato de que nem sempre os carros são modelos de fabricação recente, e/ou estão em excelente estado de conservação.

Como tudo o que envolve cancelamento de corridas é motivo de polêmica, há cada vez mais vídeos circulando nas redes que tratam sobre essa questão.

O que aconteceu?

Vídeo que viralizou mostra uma corrida com um Chevrolet Celta com cores que diferiam na sua carroceria.

O motorista tem sua corrida rejeitada por duas passageiras, que segundo a cinegrafista chegaram a chamar o veículo de "bagulho".

Tema carrega questões mais profundas do que pode aparentar em um primeiro momento. Eduardo Lima, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp), argumenta que a existência de muitos carros antigos na frota é reflexo do congelamento dos valores pagos aos motoristas pelas plataformas - e que o problema tende a aumentar.

Desde 2018, as tarifas das corridas estão congeladas, ou seja, não acompanharam os aumentos dos combustíveis e a inflação. Por isso, o motorista de aplicativo precisa trabalhar muito mais horas do que antes de 2018 para lucrar a mesma quantia de dinheiro" Eduardo Lima, presidente da Amasp

Segundo o representante dos motoristas:

  • Muitos passageiros, quando veem Palio, Uno, Celta, Gol, Classic, entre outros modelos, 'torcem o nariz' por desejarem carro mais novo ou superior.
  • Ele argumenta, porém, que caso as tarifas estivessem atualizadas, os preços das corridas seriam mais elevados.
  • Para defender sua tese, ele compara o transporte por app com coletivos como ônibus. Segundo Lima, corrida de R$ 5 muitas vezes tem duas, três ou quatro pessoas para serem transportadas. No caso do transporte público, cada uma delas pagaria uma tarifa enão teria a mesma comodidade.
É nítido que esse motorista do vídeo sofreu uma colisão, trocou as peças, mas não fez a repintura. Infelizmente são as empresas dos aplicativos que colocam os motoristas nessas condições, justamente porque, hoje em dia, os motoristas já estão no limite do que podem bancar".

UOL Carros procurou a Uber - que, hoje, é o maior player no segmento em que atua - na tentativa de introduzir uma discussão sobre os cancelamentos de corridas pelos passageiros. Entretanto, até a data da publicação, não teve nenhum retorno.

De todo modo, em outra ocasião, já havia se pronunciado sobre o tema de maneira mais abrangente, afirmando que:

Cancelamentos excessivos representam abuso do recurso e configuram violação ao Código da Comunidade Uber por mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas. A Uber tem equipes, processos e tecnologias próprias que revisam constantemente os cancelamentos para identificar violações e, quando comprovadas, desativar as contas envolvidas".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.