Topo

Como são as câmeras capazes de ler e interpretar sonolência nos motoristas

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/03/2023 08h00

Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (29). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

****

Seu carro pode estar espionando sem você saber. Mas é por um bom motivo: os detectores de cansaço são aliados para evitar cansaço e cochilos ao volante. Aplicada primeiro nos Volvos, a tecnologia surgiu em 2007 e foi sendo aprimorada desde então.

Atualmente, os sistemas mais comuns nos carros brasileiros analisam o nível de atenção do motorista com base em fatores como o padrão de direção (por exemplo, saídas recorrentes de de faixa, aceleração e frenagem repentinas frequentes, puxadas ao volante, etc), bem como o tempo total da viagem já decorrido.

Entretanto, o que mais chama atenção é o patamar de desenvolvimento das câmeras que monitoram o condutor.

  • A empresa de inteligência artificial Seeing Machines se uniu à Analog Devices e à Magna para fornecer um software que rastreia o olhar, as pálpebras, a postura da cabeça e a postura do corpo, a partir dos quais a atenção do motorista é deduzida.
  • O funcionamento se baseia na conexão entre uma câmera com uma fonte de alimentação de iluminação infravermelha.
  • O sistema terá interligação com câmeras e sensores do carro, para que mais informações sejam correlacionadas.
  • Desse modo, alertas serão emitidos ao condutor (como já ocorre hoje, mesmo sem as câmeras) e as assistências de condução poderão atuar como forma de intervenção. Uma delas, serão os sistemas de condução semi-autônoma.
  • Essas e outras iniciativas são consequências dos regulamentos europeus que, em 2026, exigirão que todos os novos veículos tenham alguma tecnologia de monitoramento do motorista, entre outros recursos avançados de segurança.
  • Nos EUA, por sua vez, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes já estuda como o monitoramento na cabine servirá para evitar embriaguez ao volante.

Sonolência ao volante é comparável à embriaguez

De acordo com o ONSV, 50% dos acidentes nas rodovias são causados pela sonolência e cansaço, o que torna o problema quase tão arriscado quanto dirigir alcoolizado. A entidade lembra que a cafeína pode espantar um pouco o sono, mas não o cansaço. E que os descansos devem obedecer a alguns pontos.

O sono e o cansaço são um dos principais fatores de risco no trânsito. Quando a pessoa está com sono, ela tenta relutar. Pode ser aumentando o som do carro, abrindo a janela, mas nada disso surte efeito. Você tem que parar para descansar. Essas tecnologias têm como auxiliar ao chamar a atenção do condutor que está cansado."
Renato Campestrini, advogado especialista em trânsito, mobilidade e segurança do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Em caso de viagens longas, a orientação é que o motorista faça paradas a cada quatro horas. O descanso deve levar entre 10 e 15 minutos. Em caso de trânsito pesado, o ONSV recomenda que a paradinha seja feita a cada duas horas.

E quanto à privacidade?

  • A União Europeia criou uma regulação dos sistemas de monitoramento do motorista e permite que a tecnologia não deve gravar continuamente o comportamento ou manter nenhum dado além do necessário, além de prever a destruição deles logo após o uso.
  • Além disso, ninguém pode ter acesso às informações.

Já existe um aparelho que lê rostos no mercado

  • Fora do Brasil, um dos aparelhos que mais se aproximam do modo de funcionamento é o chamado Speedir, que custa US$ 79.
  • O aparelho consiste em uma tela, que deve ser posicionada no painel, com capacidade de ler e interpretar gestos e expressões faciais do condutor para, assim, emitir os alertas.

********

UOL Carros recomenda

Novo pedágio inicia cobranças; saiba o que muda e onde está instalado. Leia mais

Com fábricas de carros paradas, o que vai acontecer com o preço dos usados? Leia mais

Bombou nas redes

JorJeep: como humorista 'Faria Limer' virou edição especial do Renegade. Leia mais

Uber vingativo: motorista cancela corrida como revanche contra passageira. Leia mais