Topo

Como quebra de Fusca fez Canisso comprar carrão que filho vai restaurar

Pedro Toscano, filho de Canisso, restaura o Audi S2 do pai - Reprodução/Instagram
Pedro Toscano, filho de Canisso, restaura o Audi S2 do pai Imagem: Reprodução/Instagram

Fernando Pedroso

Colaboração para o UOL

21/03/2023 04h00

O baixista Canisso, da banda Raimundos, que morreu no último dia 13, era um apaixonado por carros e deixou essa paixão para o filho Pedro Toscano, de 19 anos, que promete restaurar um xodó deixado pelo pai: um Audi S2 Avant.

Em entrevista ao UOL Carros, Toscano conta que o carro foi comprado em 1999, no auge do sucesso da banda. Naquele ano foi lançado o álbum "Só no Forevis", com sucessos como "Mulher de Fases".

A história de Canisso com automóveis é anterior, diz Toscano. "Ele sempre gostou muito de carros. Quando mais novo ganhou um Fusca bem largado do padrasto. Quando ele terminou de restaurar, capotou após passar numa poça de óleo na pista e cair de uma ribanceira".

"Eu Quero é Ver o Oco", que saiu no disco "Lavô Tá Novo" (1995), mistura duas histórias, incluindo a do acidente com o Fusca e um segundo caso, com o "Opalão" do pai de Rodolfo, antigo vocalista do Raimundos.

"Depois que conheceu minha mãe, sempre gostou dos carros dela. Ela teve um Passat e um Fusca que está na família até hoje, com motor 1.8. Um belo dia ele estava com o Fusca e o cabo do acelerador quebrou. Só de raiva comprou a Audi", conta o filho do baixista.

O Audi S2 Avant não deu apenas alegrias a Canisso, conta o filho. "[Meu pai] foi a muitos shows com ela. Ele foi o segundo dono e a pegou com 4.000 km rodados. Mas o carro sempre deu vários problemas e estava parado desde 2016", diz.

Depois de passar por várias oficinas, Toscano afirma que conseguiu deixar a mecânica em ordem e agora tem como objetivo transformar a S2 em uma réplica de RS2 azul-nagaro, como era desejo do pai.

A RS2 original é uma perua lendária feita em parceria com a Porsche em apenas 2.891 unidades, sendo somente 62 importadas para o Brasil oficialmente. Seu motor 2.2 de cinco cilindros em linha dotado de turbocompressor e intercooler, preparado pela Porsche, produz 315 cv. O esportivo tem tração integral permanente Quattro e chega a 100 km/h em 5,4 segundos.

Já a Audi S2 Avant de Canisso, sem preparação da Porsche, tem 230 cv extraídos do mesmo 2.2. A potência menor fazia com que a perua chegasse a 100 km/h em 6,1 segundos. A transformação, no entanto, não era o único sonho deixado por Canisso.

"Ele cogitou comprar o único Subaru STi de primeira geração, mas sempre gostou de carros europeus mesmo. Seu sonho era uma Mercedes G 63 AMG, conhecida como G Wagon", conta Toscano.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.