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VW ID. Buzz: testamos a 'nova Kombi' que não se parece com carro nenhum

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

28/02/2023 04h00

Após quase dez anos do fim da Kombi no Brasil, a Volkswagen organizou um test-drive do ID. Buzz que, basicamente, é a sua "neta" elétrica futurista. E ela talvez seja um dos carros que, na vida real, mais se diferenciam das imagens.

A princípio parece ser apenas um pouco maior do que a Kombi original. Entretanto, ao vivo transparece ainda mais o seu porte volumoso. Quanto às expectativas ao volante, enquanto algumas se confirmaram, muitas outras foram bem diferentes do esperado.

Faz um ano que o modelo foi apresentado mundialmente e, há alguns meses, a fabricante estuda o seu comportamento no Brasil. Assim, quem sabe um dia, sua chegada pode ser finalmente anunciada.

De cara, vemos que o modelo clássico é lembrado apenas em alguns detalhes da carroceria, como pelo formato mais quadrado, bem como pela área envidraçada, dianteira mais achatada e por alguns apliques. Entretanto, é incomparável no âmbito das tecnologias.

O que traz o ID. Buzz

  • Assistente pessoal que responde a comandos de voz, além do painel de instrumentos minimalista.
  • Sistema de luzes de LEDs com a tecnologia IQ Light, presente na versão mais cara do Taos no Brasil.
  • Pacote ADAS de segurança ativa e passiva, com itens como frenagem autônoma e ACC adaptativo, entre outros.
  • Traz da Kombi a inspiração com as cores vibrantes para a carroceria e a opção bicolor, a mais desejada de todas e popularmente chamada de "saia e blusa" no Brasil. Os LEDs e as linhas que reforçam a sua assinatura luminosa já não têm nada a ver com a clássica.
  • Ganhou easter eggs, ou pequenos detalhes escondidos pela carroceria em forma da Kombi antiga, emoji de sorriso, entre outros.
  • Mantém a tração traseira e com motor montado no eixo traseiro, assim como a Kombi. Dependendo da escolha, ela pode contar com portas nas duas laterais, traseira ou apenas a tampa do porta-malas.
  • De acordo com a Volkswagen gera 203 cv, junto da bateria de íons de lítio com capacidade de 77 kWh. Com isso, supera os 450 km de autonomia.
  • O interior configurável permite carregar 600 kg de carga e mais 100 kg no teto. O modelo tem também um banco do passageiro modular, que se abaixa para aprimorar a área útil.

Bem diferente de tudo ao volante

Além do visual lúdico, com linhas bem demarcadas e cores chamativas, é um carro que impressiona ao dirigir. Quase não é possível traçar um paralelo do ID. Buzz com outras vans ou furgões, e menos ainda com o comportamento dinâmico da Kombi.

Tampouco vai na linha dos SUVs, pois ainda que tenha uma posição elevada para dirigir, a ID Buzz é ainda mais macia, comprida e seu campo de visão é bem mais amplo. É como se a "Kombi do futuro" fosse um sedã grande e alto com "vista panorâmica".

O que ajuda tanto na precisão quanto no conforto são as rodas de 20 polegadas, mas calçadas com pneus de perfil mais alto, sem falar do posicionamento baixo das baterias (que reduzem o centro de gravidade) e da distância entre-eixos mais longa do que quase todos os veículos do mercado brasileiro.

A clássica posição do volante virado para cima já era no novo modelo (ainda bem), assim como o "pula-pula" dos bancos. Agora, a van da VW tem assentos que mantêm a firmeza do corpo e sem fadiga, com direito até a massagem. Um dos pouquíssimos itens que passaram no crivo da engenharia moderna foram as alças de teto para quem vai atrás.

O sistema de entretenimento com tela sensível ao toque é de 10 polegadas, com cluster de 5,3 polegadas acima do volante. A utilização das interfaces são bem intuitivas e favorecem a acessibilidade das funções que contribuem tanto para o entretenimento, quanto para as viagens.

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