Topo

VW Brasília da casa abandonada traz mistério e tem até chave no contato

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/12/2022 04h00

No interior do Rio Grande do Sul existe uma casa de madeira abandonada com uma Volkswagen Brasília azul em frente ao imóvel. Aparentando estar ali há muito tempo, o veículo ainda mantém a chave no contato, como se estivesse à espera do seu dono.

Apesar de estar exposto aos efeitos do clima, o carro exibe razoável estado de conservação, apesar de estar sujo e empoeirado. Existe um terço pendurado no retrovisor interno e ferramentas no cofre do motor.

A Brasília misteriosa aparece em vídeo publicado nesta semana pelo canal do YouTube Lolo Bolado, especializado na exploração de antigas residências que ficaram desabitadas.

Responsável pelo canal, o youtuber Luan diz no vídeo que desconhece a história do veículo e da casa, localizada em uma área rural, rodeada por plantações. A antiga construção está parcialmente desmoronada e parece estar sem moradores há muitos anos.

Assista ao vídeo de Lolo Bolado:

Luan mostra que a casa traz muita coisa deixada para trás: além de muita sujeira, estão ali móveis velhos, além de dezenas de garrafões, supostamente ainda cheios de vinho, e duas TVs antigas, daquelas de tubo.

Youtuber Luan, do canal Lolo Bolado, visitou recentemente a misteriosa casa abandonada no interior do RS - Reprodução/YouTube/Lolo Bolado - Reprodução/YouTube/Lolo Bolado
Youtuber Luan, do canal Lolo Bolado, visitou recentemente a misteriosa casa abandonada no interior do RS
Imagem: Reprodução/YouTube/Lolo Bolado

Em uma das paredes permanecem sinais de que os moradores eram católicos: lá está um quadro com as figuras de Jesus Cristo e da Virgem Maria, ao lado de uma lembrança de primeira comunhão, celebrada pelo frei Emiliano Costella.

Quadro na casa abandonada traz 'lembrança' de primeira comunhão; imóvel estaria na Serra Gaúcha - Reprodução/YouTube/Lolo Bolado - Reprodução/YouTube/Lolo Bolado
Quadro na casa abandonada traz 'lembrança' de primeira comunhão; imóvel estaria na Serra Gaúcha
Imagem: Reprodução/YouTube/Lolo Bolado

Essa lembrança e a placa da Brasília dão postas da localização da casa, que não é informada pelo youtuber.

Falecido em 2004 aos 79 anos, o frei nasceu e trabalhou em Veranópolis, na Serra Gaúcha. Já o Volkswagen 1975 está registrado em Bento Gonçalves, outra cidade da mesma região.

Décadas de abandono

Vídeo de 2020 feito pelo canal do YouTube Caçadores do Sul mostra casa ainda 'inteira' com Brasília na entrada - Reprodução/YouTube/Caçadores do Sul - Reprodução/YouTube/Caçadores do Sul
Vídeo de 2020 feito pelo canal do YouTube Caçadores do Sul mostra casa ainda 'inteira' com Brasília na entrada
Imagem: Reprodução/YouTube/Caçadores do Sul

Nos comentários do vídeo, muitos internautas especulam sobre o motivo de o imóvel e o carro terem sido abandonados e há quando tempo isso aconteceu.

Parte dessas dúvidas foram esclarecidas pelo Caçadores do Sul, outro canal do YouTube, que "explorou" em 2020 a mesma residência e publicou vídeos a respeito em julho e setembro daquele ano.

Vídeo do canal Lolo Bolado publicado recentemente exibe interior da VW Brasília 1975 com placas de Bento Gonçalves (RS) - Reprodução/YouTube/Lolo Bolado - Reprodução/YouTube/Lolo Bolado
Vídeo do canal Lolo Bolado exibe interior da VW Brasília 1975 com placas de Bento Gonçalves (RS)
Imagem: Reprodução/YouTube/Lolo Bolado

Na gravação mais recente, feita durante a noite, um dos exploradores que integram o canal diz ter conversado com proprietários da casa - que, segundo ele, autorizaram as gravações.

Segundo ele, que é conhecido como Alemão, o imóvel era ocupado por parentes já falecidos dos donos atuais e, em setembro de 2020, já estava desabitado havia 25 anos - portanto, hoje está sem habitantes há cerca de 27 anos.

Nos dois vídeos que os Caçadores do Sul postaram em 2020, a casa ainda não havia desabado parcialmente, mas já dava indícios de que parte dela poderia cair a qualquer momento.

Veja a publicação dos Caçadores do Sul:

Devido a isso, a Brasília foi posicionada onde está até hoje, para não ser soterrada.

Por falar no carro, Alemão diz que, em 2020, o Volkswagen estava sem funcionar havia sete anos. Supostamente, um dos familiares dos antigos donos do veículo chegou a ligar o motor e rodar brevemente com ele, até largá-lo mais uma vez.

E você, o que achou da Brasília? Será que vale a pena tentar regatá-la e fazer uma restauração?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.