Topo

De Aston Martin a Porsche: veja os carrões que concorrem a melhor esportivo

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL

28/10/2022 04h00

Há quem diga que o crescimento dos carros elétricos já decretou o fim dos esportivos convencionais. Ainda é cedo para dizer quando isso acontecerá, mas fato é que os modelos movidos a eletricidade já rivalizam com aqueles movidos a combustão.

Prova disso é a presença de um veículo elétrico entre os indicados da categoria de "Melhor Esportivo" no Prêmio UOL Carros. Descubra a seguir todos os indicados:

Aston Martin Vantage

Poucos esportivos são tão elegantes quanto os carros da Aston Martin. Conhecidos pelo desenho clássico, eles ficaram famosos mundialmente graças a James Bond, que não dispensava os tradicionais esportivos da empresa inglesa nos filmes dos anos 60 e 70.

O Vantage combina a classe dos cupês com uma identidade marcante de design. E como um bom esportivo que se preza, o modelo é famoso também pelo desempenho explosivo do 4.0 V8 biturbo, que rende 510 cv e torque máximo de 70 kgfm, que é enviado às rodas traseiras. Assim dá pra entender porque o agente 007 gosta tanto da marca…

Chevrolet Camaro

O Camaro é um dos maiores ícones da indústria automotiva mundial. A geração atual não tem mudanças no Brasil desde 2020, quando trouxe uma leve reestilização frontal que aposentou a controversa grade dianteira.

Se o visual não muda há algum tempo, a Chevrolet apostou em novidades na conectividade neste ano. A central multimídia MyLink agora vem com Spotify integrado e um ano de internet grátis, já que o Wi-Fi a bordo permite parear até sete dispositivos ao mesmo tempo.

Felizmente nada mudou no motorzão V8 de 461 cv, associado ao câmbio de dez marchas, que continua garantindo bons momentos de diversão atrás do volante.

Mercedes-Benz AMG EQS

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+,  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

É difícil pensar que um sedã elétrico pode ser esportivo, mas esse é o Mercedes-AMG EQS 53. O primeiro modelo da AMG movido a eletricidade tem dois motores que entregam 658 cv e 96,9 kgfm de torque instantâneo. Se isso não for o suficiente, então saiba que o EQS pode passar dos 760 cv se equipado com um pacote de performance opcional. Com ele, o EQS acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de três segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h.

A cabine repete o visual externo futurista, principalmente por conta das três telas gigantescas de encher os olhos: a do painel de instrumentos tem 12,8 polegadas, enquanto a tela da central multimídia possui nada menos do que 17,7 polegadas. E como se não bastasse, existe uma terceira tela, também de 12,8 polegadas à frente do passageiro.

A autonomia da bateria de 107,8 kWh pode chegar a 580 km. E mesmo sendo elétrico, o EQS tem até um ronco especialmente desenvolvido para o esportivo, que lembra bastante o som de uma nave espacial de filme de ficção científica.

Porsche 718 Cayman GT4 RS

Siga o UOL Carros no

A versão radical do 718 Cayman GT4 é literalmente um carro de corrida para as ruas. Tudo começa no visual de pista reforçado pelas inúmeras entradas de ar funcionais, responsáveis por refrigerar o sistema de freios e todo o conjunto mecânico.

Até porque é preciso bastante ar para alimentar o motor central-traseiro 4.0 boxer, que é o mesmo "coração" do 911 GT3, mas calibrado para render 500 cv - ou 10 cv a menos. De acordo com a Porsche, o cupê acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 315 km/h.

Várias peças são feitas em fibra de carbono. Opcionalmente, o cliente pode optar pelo Weissach Package, que traz capô, para-lamas e asa traseira feitas com o material empregado nos carros de competição para aliviar peso. Existe ainda a possibilidade de encomendar rodas de magnésio, que deixam o veículo até 20 kg mais leve.

Na cabine, há apenas dois bancos do tipo concha com estrutura feita em fibra de carbono. Existem ainda cintos de seis pontos e uma gaiola de proteção no lugar onde ficaria o banco traseiro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.