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Morte de Rincón: batidas laterais são novas vilãs e já mudaram até o Onix

Carro em que estava Freddy Rincón ficou bastante avariado ao ser atingido por um ônibus quando trafegava em Cali, na Colômbia - Paola Mafla/AFP
Carro em que estava Freddy Rincón ficou bastante avariado ao ser atingido por um ônibus quando trafegava em Cali, na Colômbia Imagem: Paola Mafla/AFP

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/04/2022 04h00

Freddy Rincón morreu em decorrência dos ferimentos causados pela forte batida contra a lateral do veículo onde o ex-jogador de futebol estava. Ocorrido na última segunda-feira (11) em Cali, na Colômbia, o trágico acidente evidencia um tipo de colisão que tem crescido em importância quando se trata da segurança de automóveis e utilitários comercializados no Brasil.

Desde o início de 2020, os novos projetos de veículos zero-quilômetro vendidos aqui, sejam nacionais ou importados, precisam ser aprovados em teste de impacto lateral antes da respectiva homologação pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A partir de 1º de janeiro de 2024, a obrigatoriedade dessa validação prévia passará a valer para todos os veículos 0 km disponibilizados em nosso mercado.

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Chevrolet Onix de 1ª geração zerou nota em 2017 e meses depois foi aprovado, após receber reforços estruturais - Divulgação/Latin NCAP - Divulgação/Latin NCAP
Chevrolet Onix de 1ª geração zerou nota em 2017 e meses depois foi aprovado, após receber reforços estruturais
Imagem: Divulgação/Latin NCAP

Antes mesmo de as regras começarem a valer no Brasil, o teste de impacto lateral já era realizado de forma extraoficial pelo instituto independente de segurança viária Latin NCAP e rendeu saia-justa para algumas montadoras.

Em 2017, o mau desempenho nesse tipo de avaliação rendeu nota zero para o Ford Ka, já descontinuado, e também para a primeira geração do Chevrolet Onix - dois dos carros mais vendidos do País naquele ano. Após o vexame, em 2018 tanto a General Motors quanto a Ford promoveram reforços estruturais no Onix e no Ka e ambos foram aprovados, com ressalvas, em novos testes do Latin NCAP.

A segunda e atual geração de Onix e Onix Plus foi aprovada com cinco estrelas (nota máxima) em teste promovido pelo instituto em 2019.

Montadoras adiaram teste de impacto lateral

Em 2017, Ford Ka levou nota zero em teste do Latin NCAP devido a mau desempenho no impacto lateral - Divulgação/Latin NCAP - Divulgação/Latin NCAP
Em 2017, Ka também levou nota zero em teste do Latin NCAP devido ao mau desempenho no impacto lateral
Imagem: Divulgação/Latin NCAP

Vale destacar que o crash-test do Latin NCAP não segue exatamente os mesmos critérios da avaliação "oficial" hoje promovida compulsoriamente pelas fabricantes.

Além disso, a obrigatoriedade do teste de impacto lateral para 100% dos veículos vendidos em nosso mercado deveria começar a vigorar em 1º de janeiro de 2023; contudo, o Contran adiou a exigência para 2024 a pedido das montadoras - que alegaram prejuizos e atrasos causados pela pandemia. Alguns itens de segurança veicular obrigatórios também foram adiados pela mesma razão.

A Resolução 721/2018 do Contran, que trata do tema, diz que a batida lateral deve cumprir regulamentos da ONU (Organização das Nações Unidas) ou da NHTSA, agência federal de segurança viária dos Estados Unidos.

Esses regulamentos estabelecem, por exemplo, que após a colisão as portas devam ser abertas sem necessidade de ferramentas — de forma que o dummy, boneco utilizado para avaliar lesões nos testes de impacto, possa ser retirado.

Estão livres da obrigatoriedade do teste veículos exclusivos para o fora-de-estrada, de uso bélico, artesanais, réplicas, buggies e fabricados em pequena série.

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