Topo

Putin Car: limusine do líder russo tem peso de ônibus e resiste a bombas

Limusine Aurus Senat, de Vladimir Putin - Reprodução
Limusine Aurus Senat, de Vladimir Putin Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

13/03/2022 04h00Atualizada em 14/03/2022 15h35

O presidente russo Vladimir Putin tem como carro oficial a limusine Aurus Senat, feita exatamente para ele em 2018 para substituir um Mercedes-Benz S600 até então utilizado pelo mandatário. O "Putin Car" pesa nada menos do que 7,2 toneladas.

Apesar de ser feito na Rússia, por fora o veículo lembra muito o britânico Rolls-Royce Phantom atual em detalhes como linha do teto, luzes traseiras, capô, janelas e espelhos. Apenas algumas alterações foram feitas na grade dianteira, o suficiente diferenciar o visual do veículo.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O Aurus Senat também é vendido localmente em uma versão padrão, com 2.700 kg de massa e comprimento de 5,63 m. No caso no carro de Putin, além do peso maior, o modelo também é mais longo, medindo 6,7 m.

putin - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O maior peso do carro oficial é explicado por detalhes como blindagem que inclui vidros reforçados, proteção de piso contra bombas, pneus 'run-flat', que rodam mesmo furados, armas integradas e um suprimento de oxigênio para emergências. As 7,2 toneladas do carro correspondem ao peso de um ônibus comercial.

Empurrando um carro, temos um motor biturbo a gasolina V8 de 4.4 litros desenvolvido com participação da Porsche, combinado com um propulsor elétrico. A limusine presidencial tem 590 cv de potência, torque de 90,7 kgfm, tração nas quatro rodas e transmissão automática de nove marchas. Sua velocidade máxima é de 250 km/h, enquanto o zero a 100 km/h acontece em 6 segundos.

putin2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Por dentro, o Aurus Senat é decorado com madeira polida nas soleiras das portas e no painel. Todos os quatro assentos são reclináveis e revestidos com "autêntico couro russo", na tonalidade branca ou bege. Há também geladeira para champanhe e cortinas de janela. Não existem fotos oficiais do interior do exemplar utilizado por Putin, mas relatos dão cota que o modelo ainda é equipado com uma parede de telas para videoconferência.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.