Topo

Peixe motorista? Como estudo faz animais 'aprenderem' a dirigir

Peixe dourado é ensinado a dirigir robô - Reprodução
Peixe dourado é ensinado a dirigir robô Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/01/2022 09h50

Cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, fizeram um experimento para tentar entender a capacidade de peixes dourados de dirigir mediante a estímulos. O veículo era um pequeno robô, que deveria ser usado para ir até um objetivo indicado com a cor rosa.

Colocados em um pequeno tanque transparente de água em cima do chassi do robô, uma câmera montada acima do tanque rastreava a posição e a direção dos peixes. Caso eles nadassem em direção a uma parede, o robô se moveria na mesma direção. Para fazê-los ir para a parede escolhida, um alvo rosa era colocado na parede, assim como comida para sua recompensa.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Inicialmente, os seis peixes nadavam no local ao acaso, mas aos poucos aprenderam seguir até para o alvo para receber comida pelo acionamento do mecanismo de recompensa.

Mesmo com a posição do alvo sendo alterada na sala, no fim do experimento os peixes eram capazes de nadar até o local definido, tendo descoberto que o próprio alvo rosa era a chave para a tarefa. Assim, o estudo sugere que as habilidades de navegação de um peixe dourado não se limitam apenas ao ambiente subaquático, e que eles podem aprender a dirigir um robô para garantir comida.

A compreensão desenvolvida pelos animais contesta o mito de que peixes deste tipo possuem uma memória curta.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.