Topo

Mamonas Assassinas: Brasilia amarela vai à revisão antes de estrear filme

Brasilia dos Mamonas Assassinas - @abandonados.br
Brasilia dos Mamonas Assassinas Imagem: @abandonados.br

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

26/12/2021 04h00

Um dos principais itens do acervo que ficou do grupo Mamonas Assassinas, a famosa Brasilia amarela está passando por uma revisão e foi flagrada pelo @abandonados.br

O carro, que foi recuperado pela família do vocalista Dinho em 2015, passou por uma restauração depois disso e usou um outro exemplar de Brasilia como doador de peças para que voltasse a sua antiga forma.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

De acordo com, Jorge Santana, que é primo de Dinho, e junto com o pai cuida da marca e do espólio da banda, a revisão está sendo feita para que o carro possa participar de um filme e uma minissérie que será produzida sobre a história dos Mamonas.

Entre as peculiaridades do projeto estão que o carro surgiu, da maneira que é, depois que Dinho tinha feito a letra e, tal qual a música, vieram da cabeça dele as alterações.

"Os bancos revestidos de um tecido que simula a onça foi uma coisa da cabeça dele", conta Santana. Ele também relembra outras peculiaridades como o para-choque dianteiro de Fiat Uno 1994 e o aerofólio de Kadett GSI que adorna a tampa do porta-malas na traseira.

Com um espelho retrovisor de cada carro, o do lado direito de um VW Gol a ar e do lado esquerdo de uma caminhonete antiga, a Brasilia está com a documentação em dia e preparada para os raros eventos dos quais ela participa.

De acordo com Jorge, o carro costuma sair de casa apenas para aparições estáticas e algumas homenagens que são feitas, mas apesar disso estará nas produções cinematográficas.

Brasilia dos Mamonas Assassinas - @abandonados.br - @abandonados.br
Imagem: @abandonados.br

Giovanni Manfrim, da oficina GM Car - em Guarulhos, cidade natal da banda - é o responsável pela revisão do carro. De acordo com ele, o carro mantém a mecânica original.

Vale lembrar, a Brasilia surgiu como um dos muitos derivados do Fusca e tem motor a ar traseiro, nesse caso de 1.600 cm³, que rende cerca de 60 cv e 12 mkgf com câmbio manual de quatro marchas e tração traseira.

Brasilia dos Mamonas Assassinas - @abandonados.br - @abandonados.br
Imagem: @abandonados.br

Manfrim diz que a única alteração mecânica que Brasilia tem foi a troca do escapamento original por um de Fusca, que, segundo ele, troca a ponteira original com uma saída por outra com duas.

Ele afirma que o modelo ainda tem saúde no motor, o que não exige retifica e nem que ele seja aberto agora. Por ora, é preciso verificar alguns vazamentos de óleo, como no volante da embreagem.

Na oficina, o carro recebeu uma pequena placa sobre o para-brisa que diz "a original da banda", provavelmente por causa dos clientes que entram e saem e fazem a mesma pergunta durante a visita: "é a do Mamonas?".

Brasilia dos Mamonas Assassinas - @abandonados.br - @abandonados.br
Imagem: @abandonados.br

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.